Projeto de educação para o patrimônio em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas tem mais de 1.000 inscritos
Em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, a Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, da Secretaria Municipal de Planejamento, e o Centro de Referência do Professor “Monsenhor Trajano Barroco”, da Secretaria Municipal de Educação, estão realizando o projeto de educação para o patrimônio “Descobrindo a Cidade Termal”, formação voltada para educadores e interessados no assunto, que teve início em 22 de março.
Os encontros são quinzenais, sempre às 18h, no canal do YouTube do CERPRO Poços de Caldas (https://www.youtube.com/channel/UCQyn25YoGba9l-gLpLQX7bw). A formação é composta por seis módulos, totalizando 20 horas, tendo como formadora a pedagoga da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT), Sônia Maria Sanches, com enfoque na história da cidade, abordando conceitos relativos ao patrimônio cultural material e imaterial do município.
Para facilitar o acesso ao conteúdo abordado para todos os inscritos e ampliar ainda mais o público interessado, os tópicos dos conteúdos serão disponibilizados em formato PDF no site da Prefeitura, como anexo desta publicação. O conteúdo da aula inaugural, com o tema “Antecedentes históricos: a descoberta das águas sulfurosas – 1786 a 1865”, está disponível abaixo.
Até o momento, o curso conta com 1.091 inscritos. As inscrições com certificação ainda podem ser feitas pelo link https://forms.gle/uqVCzABXNNv3yoES7 até 18h desta segunda-feira (4), quando será fechada a lista de presença para o encontro do dia 5/4, terça-feira, às 18h, pelo Canal do Cerpro no YouTube.
Aula Inaugural
A aula inaugural da formação foi realizada no dia 22 de março e o segundo encontro está agendado para esta terça-feira (5). “Todos nós somos privilegiados por estarmos vivenciando os 150 anos de Poços de Caldas e podermos conhecer um pouco mais sobre a nossa história, principalmente como cidade termal e, com muita honra, sermos reconhecidos internacionalmente. Muitos de nós não conhecemos bem a nossa história extremamente rica e, por isso, esta formação é de grande importância. Parabéns aos responsáveis pelo curso”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo durante a abertura da formação.
“Nossos professores, supervisores e gestores, estamos todos prontos para aprender e para vivenciar os 150 anos de Poços de Caldas. Começamos esses 150 anos conhecendo a nossa cidade pelo que ela tem de mais valioso, as águas termais, ouvindo a Sônia Sanches, que é especialista no assunto”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
O curso aborda o conceito de patrimônio cultural através de elementos materiais e imateriais apresentados nos períodos históricos da cidade de Poços de Caldas. “É com grande alegria e muito amor por essa maravilhosa cidade que temos a grata satisfação de estarmos juntos para compartilhar com vocês o resultado de anos de dedicação ao estudo das nossas origens, garimpado no registro de muitos daqueles que tiveram o privilégio de desfrutar de nossas belezas naturais, principalmente das nossas águas termais”, ressaltou o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Antônio Carlos Alvisi.
A formadora é a pedagoga Sônia Maria Sanches, da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT). “Iniciamos as ações educativas deste ano podendo comemorar o sesquicentenário da cidade de uma maneira tão abrangente, com um público tão grande. É a esse público que temos dedicado o nosso trabalho com educação para o patrimônio”, pontuou a pedagoga.
“Espero que todos aproveitem bastante e que possam repassar os conhecimentos adquiridos aos estudantes das redes escolares do município”, desejou a coordenadora do Centro de Referência do Professor, Flávia Camargo.
Confira, no link abaixo, os tópicos da Aula Inaugural – “Antecedentes históricos: a descoberta das águas sulfurosas – 1786 a 1865”:
PROJETO DESCOBRINDO A CIDADE TERMAL – AULA INAUGURAL
*informações Secom Prefeitura