Dentro da programação do Julho Fest 2022, estão em cartaz dez exposições de artes visuais com técnicas, temas e suportes diversos, nos mais variados locais. Nesta edição comemorativa dos 150 anos de Poços de Caldas, muitas das exposições constantes da programação apresentam esse recorte histórico.
Desde a mostra do projeto Olhar Sulfuroso especial do sesquicentenário do município, passando por registros da fé do povo poços-caldense em São Benedito, homenagem aos artistas locais, pontos turísticos, arte e cultura preta e chegando até o muralismo, as exposições podem ser visitadas gratuitamente até dia 24 de julho, último dia do Julho Fest 2022.
A exceção é a exposição “A promessa em São Benedito – Novas gerações”, da fotógrafa Rossmaly Borges, cuja instalação nos postes do DME tem início nesta semana. Os banners ficam expostos até o final do mês. Também a proposta “Janela Mágica – Lembranças de Poços de Caldas: Monóculos” estará disponível nos dias 23 e 24 de julho, sábado e domingo, no Parque Ecológico da Zona Sul.
A programação completa do Julho Fest 2022 está disponível no link bit.ly/programacaojulhofest e no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br.
Confira as exposições que compõem a programação do Festival de Inverno:
Até 24 de julho
Olhar Sulfuroso – Poços 150 Anos (exposição)
Local: Museu Histórico e Geográfico
Exposição de fotografias de Thaty Naila, com seu olhar acerca do patrimônio cultural material e imaterial de Poços de Caldas.
Até 31 de julho
A promessa em São Benedito – Novas gerações
Local: Postes do DME localizados na Rua
Exposição da fotógrafa Rossmaly Borges, que visa mostrar que as crianças presentes nas manifestações culturais são as responsáveis em manter a tradição centenária.
Até 24 de julho
Intervenção urbana comemorativa Poços 150 Anos – Dani Alvisi
Locais: CEU, Parque Municipal, Parque Ecológico da Zona Sul e Praça Pedro Sanches
Série fotográfica com ícones locais, desenvolvida pela fotógrafa Dani Alvisi, aplicada em cubos de madeira itinerantes, comemorativa dos 150 anos da cidade.
Até 24 de julho
Exposição “Retratar-te: Por trás da cena”
Local: Totem 150 anos em frente às Thermas Antônio Carlos
Intervenção artística audiovisual que retrata os artistas locais, buscando a valorização e a promoção da arte poços-caldense.
Até 24 de julho
Postais de Poços
Local: Box Cultural do Mercado Municipal
Exposição do fotógrafo Victor Imesi sobre os atrativos e pontos turísticos de Poços de Caldas, em homenagem aos seus 150 anos.
Até 24 de julho
Exposição “Fragmentadas nas Ruas”
Local: Exposição itinerante nas atrações do festival
Exposição com colagens de trechos de e-book formado pela escrita de mulheres de Poços de Caldas.
Até 24 de julho
Exposição “Ubuntu Arte e Cultura Preta – Um olhar pela diversidade”
Local: Espaço Cultural da Urca
Exposição fotográfica e registro audiovisual, com o objetivo de dar voz à população negra, combater o racismo e o preconceito e valorizar as belezas da Cultura Negra.
Até 24 de julho
Diacronia – 150 Anos de transformações
Local: Galeria Malala Prezia – Espaço Cultural da Urca
Exposição fotográfica de pessoas da arte e da cultura representadas pela comunidade LGBTQIA+, comunidade negra e da cultura tradicional, sob um olhar contemporâneo.
23 e 24 de julho
Janela Mágica – Lembranças de Poços de Caldas: Monóculos
Local: Parque Ecológico da Zona Sul´
Exposição de monóculos com imagens da cidade de Poços de Caldas, para que o público possa conhecer e reviver essa forma inusitada de ver fotografias.
Permanente
Arte no Muro – Especial Poços 150 Anos
Local: Biblioteca Marcus Vinicius
Mural em homenagem ao aniversário de 150 anos da cidade de Poços de Caldas, no formato de arte visual, com pintura a mão.
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas