O prefeito de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Sérgio Azevedo (PSDB), apresentou nesta quarta-feira, 05, o protótipo da “Carruagem Elétrica” inspirada em Dom Pedro II, que será testada e, caso aprovada, produzida em série para substituir as tradicionais charretes por tração animal na cidade. O projeto é uma parceria do Departamento Municipal de Eletricidade (DME), em parceria com a PUC Minas Poços de Caldas e o Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas).
A solenidade aconteceu em frente ao Palace Casino, no centro da cidade, e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes do DME, PUC, IF Sul de Minas e dos charreteiros. Eles, contudo, ficaram separados da tenda principal.
Em 06/12/2021, Sérgio Azevedo anunciou em coletiva de imprensa na Prefeitura Municipal, que o fim das charretes por propulsão animal aconteceria no dia 04/10/2022, ontem. Na ocasião, foi anunciado que todas as charretes seriam substituídas nesta data.
“A partir desta data as charretes passam a ser elétricas, na data em que se comemora o dia de São Francisco de Assis, Santo protetor dos animais, uma data significativa. O prazo é curto, e a decisão é inédita no Brasil, queremos que o transporte de charrete seja atrativo, mas não como é hoje.” Contudo, dez meses após o anúncio, o que foi apresentado foi apenas o protótipo da carruagem elétrica e não a entrega das cerca de 35 carruagens para que as tradicionais charretes fossem substituídas.
Em seu discurso de hoje (05), o prefeito ressaltou que tudo esta sendo feito de forma “tranquila” e que o protótipo será testado a partir de agora para ser produzido em série, mas não apresentou nova data para o fim das charretes por propulsão animal.
“A nossa grande preocupação é realmente preservar todas as pessoas. Não estamos aqui querendo acabar com nada não, a gente ia acabar se fosse automática, sem ninguém conduzindo”, explicou. O avanço da tecnologia foi o ponto central do seu pronunciamento.
Sérgio Azevedo destacou, ainda, o pioneirismo do Projeto Poços +Inteligente, a qual as charretes fazem parte e que conta com postos de abastecimento de veículos elétricos e bicicletas elétricas. “Poços está dando um exemplo. O pessoal fala assim: “Ah, mas lá no Central Park ainda tem carruagem animal. Sabe por quê? Porque eles ainda não tem um projeto de carruagem elétrica e nós vamos vender pra eles”.
Por fim, o prefeito explicou que a ideia é que os condutores estejam vestidos a caráter para recepcionar turistas e afirmou que “todo mundo que vier a Poços vai querer andar, porque só terá aqui. Podem dobrar o preço,” explicou. Ele aproveitou para dirigir a carruagem e depois embarcou com a namorada para um passeio nas ruas do centro.
A reportagem do Alô Poços apurou que o valor gasto no protótipo é de cerca de R$ 100 mil reais. Segundo informações, o desenvolvimento da tecnologia consumiu a maior parte dos recursos e a produção em série teria um custo menor.
Veja vídeos com a fala do prefeito e o momento em que ele dirige a carruagem: