Negacionista contumaz contra a vacinação Covid-19, ex-presidente dos EUA muda a postura
*informações BBC Brasil
Com seu estilo “showman”, o ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, é conhecido pela capacidade de eletrizar sua base eleitoral, que o reverencia mesmo depois de sua partida da Casa Branca.
No entanto, recentemente ele decidiu contrariar parte de seus apoiadores. E chegou a ser vaiado por quem costumava aplaudi-lo.
Apoiadores do Partido Republicano, ao qual Trump pertence, são apontados por pesquisas populares como um dos grupos mais resistentes à vacinação.
Apesar disso, Trump fez uma série de declarações públicas nos últimos dias de dezembro de 2021 e no início de janeiro de 2022 em que recomendou os imunizantes, contrariando seus eleitores e seu próprio histórico no tema que polariza a sociedade americana como poucos e pode influenciar as próximas eleições no país.
Mas, o que levou Trump a essa guinada em um tema tão sensível, sob o risco de até perder votos numa eventual eleição presidencial em 2024?
No vídeo abaixo, a correspondente da BBC Brasil em Washington, Mariana Sanches, explora as possíveis respostas para essa pergunta.
Confira: