Vereadora apura denúncias de que médicos terceirizados sem qualificação estão atendendo especialidades na rede pública de saúde
Através de uma emenda do deputado federal Marcelo Aro (Progressistas), a vereadora Dra. Regina Cioffi (PP) conseguiu uma nova verba no valor de R$ 160 mil para ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas). O recurso servirá para a construção de uma sala interativa que ajudará em muito os pacientes assistidos pela instituição.
Com o novo valor, o total de recursos destinados à instituição pelas mãos da parlamentar totalizam R$ 260 mil. “A ADEFIP é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência à população. A Instituição atende pessoas de todas as idades, trabalhando sempre a inclusão social das pessoas com deficiência física”, diz a parlamentar. “Todas essas conquistas são resultado do comprometimento diário das centenas de funcionários, voluntários e da diretoria que compõem a instituição”, finaliza Dra. Regina.
Especialidades
Denúncias a respeito de médicos sem especialidades atendendo pacientes na rede municipal de saúde através de empresas terceirizadas, também motivaram a vereadora a apresentar um pedido de informações para o Executivo. O objetivo é averiguar irregularidades no atendimento, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a população. A especialidade médica é resultado da residência médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira.
Nome Social
No dia do Orgulho LBTQIA+, Dra. Regina votou a favor do Projeto de Lei que garantiria a adoção e utilização do nome social por parte de pessoas travestis e transexuais. O projeto, no entanto, foi reprovado. “O nome social é um direito das pessoas, tanto por uma questão de identificação, quanto por uma questão de bem-estar. A gente tem inúmeros casos de pessoas trans, por exemplo, que não frequentam hospitais, ambulatórios, pois há muita dificuldade de serem chamadas pelos nomes sociais que elas desejam. Por puro preconceito, por pura falta de informação, por falta de atenção”, fundamenta a vereadora.
Exposição
O câncer de mama é o que mais acomete as brasileiras, chegando a 29,7% dos casos, como apontado pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer). Por ser uma doença progressiva, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura e o controle. Para conscientizar as mulheres poços-caldenses quanto à prevenção, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira, 28, Dra. Regina, apresentou uma indicação para a realização na casa de uma exposição no próximo mês de outubro a ser organizada pela Associação Lenços ao Vento.
*informações Assessoria Câmara