Fezes de pombos, muito lixo e sujeira, pias e vasos sanitários destruídos e entupidos, portões e janelas quebradas são alguns dos problemas
Os vereadores do Legislativo de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, distante 450 km da capital Belo Horizonte, aprovaram, na última terça-feira, 15, uma Moção de Apelo ao governo de Romeu Zema, extensivo à Secretaria de Estado de Educação, à Superintendência Regional de Ensino sediada na cidade, proposta pelo medebista Silvio de Assis, na qual ele relata o estado lastimável em que se encontra a Escola Estadual “Prof.ª Cleusa Lovato Caliari”, no Jardim Centenário, região Centro-Sul do município.
Antes de relatar os inúmeros problemas de abandono, o vereador evidencia que a unidade “é uma instituição de grande valia para a comunidade. O local possui biblioteca, laboratórios, quadra coberta, inúmeras salas de aula, acesso à internet, entre outras dependências e, conta com profissionais gabaritados para um ensino de qualidade”.
Todavia, com a recente retomada do ensino presencial e início do ano letivo, a comunidade escolar se deparou com total desacordo das instalações para o efetivo retorno à escola. “Após dois anos sem aulas presenciais, a escola retornou suas atividades normais para o ano letivo de 2022, mas, infelizmente, a situação da edificação escolar é lastimável. Pais e alunos pedem providências para revitalização do local para que se torne aconchegante e traga prazer e incentivo às crianças e aos jovens durante a permanência na instituição”, informa de Assis.
As imagens que podem ser vistas através do link https://drive.google.com/drive/folders/1rbQL7J8oveBHEsz1GOOSvCITznotbxSZ?usp=sharing demonstram a condição deplorável em que a unidade escolar se encontra.
Durante sua visita à escola, o vereador pode constatar os inúmeros problemas, que são muitos. “Fezes de pombos por todo espaço, muito lixo e sujeira, pias e vasos sanitários destruídos e entupidos, paredes apresentando umidade e se desfazendo, pintura completamente se soltando, portões e janelas quebradas, mato alto ocupando o espaço destinado ao lazer das crianças e jovens”, ressalta.
O vereador conclui a Moção apelando para que “Romeu Zema, governador de Estado, Júlia Sant’Anna, secretária de Estado de Educação, e Noêmia Lourdes Furtado, diretora da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, tenham consciência da gravidade e da má conservação da edificação que abriga a Escola Estadual Cleusa Lovato Caliari”.