Produtores locais de café de Poços de Caldas receberam a visita de dois especialistas, um deles da Grécia, na última sexta-feira (8). Eles vieram conhecer e provar os cafés vulcânicos da região.
O encontro nas fazendas foi acompanhado pelo coordenador de fomento rural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura, Marcelo Munhoz. Segundo ele, a visita foi resultado da participação do município na Semana Internacional do Café, que aconteceu em novembro do ano passado em Belo Horizonte e contribuiu para dar visibilidade ao café local. “Além de criar uma oportunidade de mercado novo, o evento também potencializa e divulga as diferenças do nosso terroir pelo mundo”, disse.
Quem esteve na cidade foi o presidente do Instituto de Baristas da Grécia, Nikas Panagiotis, autor de livros sobre o mundo do café, e Adriel Gonzaga, que trabalha com exportações cafeeiras. Adriel informou que já conhece a produção local e que, com a aplicação da denominação de origem conquistada pelos cafeicultores e o trabalho da associação Região Vulcânica, “haverá uma grande potencialidade para os cafés não somente de Poços como de toda a região”.
Panagiotis provou o café vulcânico, definindo a experiência como “incrível”. Para ele, que é um dos maiores conhecedores sobre café na Europa e estudioso da área, o Brasil deve se posicionar com produtor de qualidade e não apenas com quantidade. O país é o maior produtor de café do mundo. Segundo o especialista, o caminho é a parceria com as instituições para aprimoramento, tanto das variedades quanto do próprio produtor, além da divulgação dos cafés no mercado internacional. (Veja abaixo um vídeo com trecho da visita).
15° Concurso de Qualidades de Café
Estão abertas as inscrições para o 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, iniciativa que tem o objetivo de valorizar os cafeicultores e incentivar a produção de cafés especiais no município. As inscrições seguem até o dia 26 de agosto na Emater ou com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “A 15ª edição do evento terá várias novidades e premiação especial aos produtores. Haverá a participação de novos compradores, assim com cafeterias do Brasil todo”, adiantou Munhoz.
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas