A telefonia 5G pode virar realidade em breve em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Na semana passada, aconteceu uma reunião do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, com a Winity Telecom, empresa especializada em instalação de torres 5G.
O encontro abordou um estudo que está em andamento sobre a viabilização da instalação, que inclui a análise de leis municipais. A empresa já presta serviço às companhias de telefonia móvel que atuam no país.
Segundo a Sedet, é possível que a tecnologia seja implantada na cidade ainda este ano.
Participaram da reunião os gerentes comerciais da Winity, Raphael Henrique Machado e Alessandro Ferreira, a gerente de atendimento a empresas da secretaria, Letícia Isabelle da Silva e o gerente de projetos, Gustavo Cotrin, também da Sedet.
Lei municipal
A lei municipal em vigor é a Nº 9.638/2022, de autoria do vereador Douglas Dofu (UniãoBrasil), atual presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas. O vereador foi a Brasília quando da discussão do Projeto de Lei n° 156/2021, que dispôs sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, nos termos da legislação federal vigente.
5G
Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
O 5G aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos.
*Com informações da Prefeitura Municipal.