Do portal BHAZ–
Ex-juiz e ex-ministro, Sergio Moro virá a Belo Horizonte nesta quarta-feira (08) para o lançamento de movimento intitulado Movimento Organizado República e Ordem – MORO (nome cujas iniciais formam o sobrenome do ex-juiz da Operação Lava-Jato). Preterido em sua pré-candidatura à presidência e encontrando resistências internas à disputa pelo Senado, ele virá à capital mineira para inaugurar uma plataforma de apoio a candidatos lavajatistas para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. O evento acontecerá em um hotel na região Centro-Sul da cidade.
Segundo um dos fundadores do movimento, o cientista político Márcio Coimbra, a ideia de criar o movimento surgiu durante uma agenda de Sergio Moro em Washington e contou também com a colaboração da deputada Dayane Pimentel (União Brasil- BA). Ainda de acordo com Coimbra, a plataforma é apoiada por membros da sociedade civil em diversos estados e tem caráter suprapartidário, não mantendo qualquer relação com o União Brasil, atual partido do ex-ministro da Justiça.
O cientista político afirma que não serão endossados candidatos a governador e à presidência, “como forma de escapar à polarização”.
Entre as pautas que a plataforma defende estão a restauração da prisão em segunda instância, o fim do foro privilegiado, o fim da reeleição em todos os níveis e a independência da Polícia Federal.
De acordo com o site o Antagonista, em nota publicada no último dia 01 de junho, Moro pretende, caso sua candidatura ao senado não se viabilize, abrir um instituto com o seu nome. Ele seria “dedicado à construção de políticas públicas, especialmente dirigidas ao combate à corrupção e à moralização da política”.
O objetivo do ex-magistrado com a criação do instituto seria se manter no debate político, visando as eleições de 2026.