Aulas presenciais serão retomadas com 100% de ocupação da capacidade das unidades escolares seguindo todos os protocolos de saúde e segurança
Nesta segunda-feira, 07, as 25 escolas regulares da Rede Municipal de Ensino e 49 Centros de Educação Infantil, incluindo as unidades conveniadas, iniciam o ano letivo escolar em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, para mais de 19 mil alunos apenas da rede pública municipal, com ocupação de 100% da capacidade de cada unidade educacional, mesmo ainda estando na pandemia da Covid-19.
Assim, no intuito de regulamentar essa retomada das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Saúde publicou, ontem, 05, no Diário Oficial do Municipal, em Edição Extra, a Resolução nº 75/2022 do Comitê Municipal Extraordinário Covid-19 com todas as orientações que terão que ser seguidas pelas unidades escolares, professores, demais servidores, estudantes e seus pais visando a preservação da saúde e a segurança de todos que integram as instituições públicas e privadas de ensino da cidade (a Resolução nº75/2022 está disponível neste link https://bit.ly/3Lc4GhV).
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, as escolas estão sendo equipadas com todo material necessário para a manutenção dos protocolos sanitários, como “face shield” e álcool em gel. “Estamos muito felizes por iniciar o ano letivo de 2022 de forma presencial. Ficou evidente durante a pandemia a relevância fundamental do ambiente escolar no desenvolvimento cognitivo e social do aluno”, destaca a secretária, professora Maria Helena Braga.
“As aulas terão início normalmente no dia 7 de fevereiro, nos três períodos. A presença é obrigatória e não haverá aula on-line”, informa a secretária. O estudante impossibilitado de se submeter ao regime presencial deve apresentar documentação comprobatória, com relatório médico pormenorizado acompanhado de exames, laudos ou outros documentos.
O retorno acontece em todas escolas e Centros de Educação Infantil, com exceção do CEI “Professora Orcy Bento Gonçalves”, no Jardim Esperança, zona Sul de Poços de Caldas, que passa por obras de recuperação depois das fortes chuvas de janeiro. As famílias das crianças matriculadas nesta unidade já foram contatadas pela equipe gestora. Na Escola Municipal “Maria Ovídia Junqueira”, no Conjunto Habitacional “Dr. Pedro Afonso Junqueira”, também na zona Sul do município, três turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental não retornam na segunda-feira por conta da finalização dos trâmites para contratação de pessoal. As famílias também já foram informadas pela Direção.
PMJ’s
Já as oito unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) vão seguir cronograma diferente, já que alguns locais sofreram com as chuvas do mês passado e passarão por intervenções de manutenção e reforma.
Assim, nesta segunda-feira, 07, serão retomadas as atividades do PMJ São José. Já no PMJ do Centro Social Urbano, na zona Leste, a previsão de retorno do funcionamento é na segunda-feira da semana que vem, dia 14, após a conclusão da manutenção do prédio. Na mesma data, também será retomado o atendimento no PMJ do Marco Divisório, no extremo Oeste do município.
No PMJ “João Monteiro”, na região Sul da cidade, que passa por reforma total, as atividades terão início no dia 16 de fevereiro. No PMJ Santa Maria, região central de Poços de Caldas, que também está em manutenção, o atendimento será retomado no dia 21 de fevereiro.
Ainda não tem data definida para o retorno das atividades o PMJ Parque Pinheiros, extremo Leste do município, que aguarda cessão de um espaço público em caráter provisório até a construção de nova unidade, ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), e o PMJ Vilas Unidas, na Vila Cruz, zona Oeste, que teve a reforma atrasada pelas chuvas.
Já a unidade do PMJ em parceria com o programa AABB Comunidade aguarda apenas a finalização do convênio, que já teve a primeira etapa concluída, para o reinício das atividades.
Mais informações sobre o funcionamento das unidades do PMJ podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, instalada à Rua Prefeito Chagas, 464, ou pelos telefones 3697-2371 ou 99245-1964.
Protocolos
A secretária Maria Helena Braga, ressalta que, infelizmente, a pandemia ainda não acabou e que, por isso, os cuidados com a higiene e segurança continuam imprescindíveis.
Cabe destacar que todos os protocolos sanitários devem ser mantidos, como a obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas, assim como a assepsia e disponibilização de álcool em gel 70% a todos os alunos e profissionais da Educação. A nova normativa de saúde e segurança para as instituições públicas e privadas de ensino da cidade, publicada no último sábado, 05, está disponível através do link https://bit.ly/3Lc4GhV.
Vacinação
Quanto à cobertura vacinal, a imunização infantil contra a Covid-19 em Poços de Caldas foi iniciada em 18 de janeiro. Já foram imunizadas crianças de cinco a 11 anos com comorbidades e crianças de seis a 11 anos sem comorbidades. Até a última quinta-feira, 03, mais de quatro mil crianças já tinham sido vacinadas no município.
No último sábado, 05, puderam receber a dose da vacina as crianças a partir dos seis anos de idade. A expectativa do secretário Municipal de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, é que o município conclua a vacinação para este público em breve. “Com o retorno das aulas, o ambiente escolar fica protegido. É muito importante que as famílias entendam essa situação e levem a criança para receber a vacina. Não temos tido problemas e não tivemos nenhuma reação grave no município”, informa o secretário.
*informações Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas