Prosseguindo as ações em alusão ao Setembro Amarelo, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São José realizou na semana passada uma roda de conversa sobre a temática.
Na ocasião foram abordadas a importância de dar atenção à saúde mental, o preconceito que ainda existe nessa área, o que é e como identificar o sofrimento mental , quais os tipos mais comuns de sofrimento, como é o tratamento e onde procurar ajuda.
A roda de conversa foi ministrada pelo psicólogo, Rafael Carlos Neofiti que destacou a necessidade de quebrar tabus sobre saúde mental. “O tema da saúde mental ainda está envolto em diversos tipos de preconceitos, tanto em relação ao identificar o problema, quanto em como acontece o tratamento. Por isso, muitas vezes as pessoas relutam em procurar ajuda. Daí a necessidade de se haver encontros como este, para que a comunidade possa conhecer melhor a realidade sobre essa área, levantar dúvidas e trocar experiências. Essa troca é fundamental, já que as vivências que são compartilhadas nesses momentos contribuem para a ampliação do saber da população e dos próprios profissionais.”
No final, todos pudeream realizar reflexões e levantar dúvidas sobre o tema.