Poços de Caldas foi selecionada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para ser uma das cidades-sede do Festival Paralímpico 2021. O evento será realizado no dia 4 de dezembro, simultaneamente, em 69 cidades de todo país. As atividades tem início ás 08h30 da manhã e encerram às 12h.
O festival paralímpico é uma iniciativa do Comitê paralímpico Brasileiro (CPB) por meio do departamento do desporto escolar e tem como objetivo promover a inclusão através de práticas esportivas adaptadas essas práticas são orientadas por profissionais de educação física e apoiados por voluntários ligados a diversas áreas como, educação física, fisioterapia, psicologia, enfermagem e nutrição, através de parcerias com faculdades e universidades da cidade como PUC e PITÁGORAS.
O festival é destinado a crianças de 8 a 17 anos com e sem deficiência, esse formato possibilita a interação em uma mesma atividade lúdica adaptada de crianças com e sem deficiência. As atividades realizadas em Poços de Caldas no ano de 2021 serão o Futebol de 5, esporte para deficientes visuais; a bocha paraolímpica, esporte para deficientes físicos e o atletismo, com modalidades para deficientes visuais, físicas e intelectuais.
Esse ano a expectativa é receber mais de 150 crianças. Com um formato inovador a cidade de Poços de caldas em parceria com o Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep), vai realizar o festival no Parque José Afonso Junqueira, atrás do Palace.
O evento acontece através do CIDEP em parceria com a Prefeitura municipal de Poços de Caldas através das secretarias de Esporte e lazer, Educação e Promoção social, tem como coordenadores os Professores Eraldo Sandi e Bruno Santos, nas modalidades como professores:
- Leonardo Souza – Futebol de 5;
- Erlei Henrique – Atletismo
- Gabriela Santos – Bocha Paralímpica
- Voluntários da PUC campus Poços de caldas e Faculdade Pitágoras.
*Fonte: CIDEP