Um foguete chinês desgovernado forçou a Espanha a fechar o espaço aéreo neste sexta-feira. Parte de uma operação para construir uma estação especial pertencente à China, o objeto de 21 toneladas apresentava risco ao território espanhol.
Pela projeção, Longa Marcha-5B YA cairia em alguma parte da Espanha, mas não era possível definir ao certo qual localidade. Autoridades espanholas e chinesas trabalharam em conjunto para identificar riscos, mas, antes mesmo da aproximação, especialistas indicam que a possibilidade de ser atingido por destroços do foguete era menor que ganhar na loteria.
Quatro das 17 regiões da Espanha tiveram espaço aéreo bloqueado por cerca de 40 minutos. “Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 9h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades”, disse o serviço de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia em sua conta no Twitter.
Foguete Longa Marcha-5B YA entra na Terra
Cerca de 300 voos foram cancelados com o fechamento de aeroportos de Barcelona e Madri.
Mas o foguete Longa Marcha-5B YA se desintegrou ao entrar na atmosfera, e a maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no oceano.
“Esse tipo de foguete usa tecnologia para que a grande maioria dos componentes sejam destruídos durante a reentrada na atmosfera, e a probabilidade de causar danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa”, disse o Ministério das Relações Exterior da China em comunicado que rebatia críticas sobre o risco apresentado à Espanha.
*Informações e imagem: BHAZ