Após um campeonato inesquecível, temporada 2022 começa com grande expectativa sobre desempenho dos carros e possíveis surpresas
Do portal Metrópoles –
A temporada 2022 da Fórmula 1 dá seu pontapé inicial sob enorme expectativa sobre como o novo regulamento vai influenciar a disputa nas pistas. Espera-se que as mudanças tornem a competição mais “democrática” e proporcione mais ultrapassagens nas pistas, fazendo outras equipes incomodarem Red Bull e Mercedes que ostentam, respectivamente, os títulos do Mundial de Pilotos e de Construtores (para a Mercedes, já são oito conquistas seguidas para a escuderia).
A julgar pelos resultados da pré-temporada, as medidas podem surtir efeito, já que Ferrari e McLaren apresentaram carros confiáveis, dando muitas voltas e registrando bons tempos. No entanto, como “jogo é jogo e treino é treino”, a efetividade das mudanças será observada com maior grau de certeza a partir deste domingo (20/3), com o GP do Bahrein, o primeiro de 22 provas que farão parte da temporada 2022 da Fórmula 1.
A corrida acontece a partir das 11h30, com transmissão da Band. Confira mais detalhes sobre a partida abaixo:
O campeonato
O novo regulamento, de fato, permitirá às equipes andarem mais próximas umas das outras? Como Hamilton e a Mercedes retornarão após o traumático fim de 2021? Verstappen é o favorito para o bicampeonato? Ferrari e McLaren conseguirão incomodar Mercedes e Red Bull e serão desafiantes para os Mundiais de Pilotos e Construtores?
Essas são as principais questões que começarão a ser respondidas neste domingo.
Detalhes do circuito
Distância: 5412m
Número de voltas: 57
Recorde em corrida: 1min31s447 (Pedro de la Rosa, McLaren, 2005)
DRS – 3 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 1 e ativação após a curva 3
DRS 2: Detecção antes da curva 9 e ativação após curva 10
DRS 3: Detecção antes da última curva, ativação na reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)
Resultado de 2021
Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min28s997
Classificação da corrida:
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1h32min03s897
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull) +0s745
3º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +37s383
4º Charles Leclerc +6s131
Curiosidades do circuito
O primeiro GP do Bahrein foi disputado em 2004 e, desde então, o circuito passou por algumas mudanças em sua configuração. Em 2014, a prova passou a acontecer no período noturno, favorecendo o desempenho dos pilotos devido ao clima mais ameno.
Embora nenhum piloto do país tenha chegado à Fórmula 1 até o momento, uma das equipes mais tradicionais do grid tem fortes laços com o Bahrein: a McLaren é controlada em 56% pelo fundo de investimentos Mumtalakat. Recentemente, o Banco Nacional do Bahrein, que também pertence ao mesmo fundo, emprestou mais de 1 bilhão de reais para a equipe durante a pandemia.
Bahrein em 2021
A 1ª etapa do campeonato de 2021 deu o tom do que viria a acontecer durante todo o ano. Hamilton e Verstappen se encontraram nas pistas, travando uma emocionante batalha.
O desfecho, no entanto, foi diferente: o holandês fez o pit stop na 19ª volta e acabou sendo ultrapassado por Hamilton, que colocou sete segundos de vantagem no rival. Verstappen conseguiu reconquistar a posição depois que o britânico parou, mas no segundo pit stop, o piloto da Red Bull foi novamente ultrapassado por Hamilton.
Na volta 53, o holandês usou a parte externa da pista para ultrapassar o rival, mas teve que devolver a posição para evitar uma punição, definindo a vitória de Hamilton.