Se você tem contas em redes sociais, possivelmente, já deve ter se deparado com um golpe cada vez mais comum, mas que ainda provoca vítimas. É o chamado “golpe da tabela do PIX”, no qual a vítima é levada a acreditar que irá receber uma quantia grande, caso fizer depósitos via PIX em contas de terceiros.
A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou um guia explicando as ações dos criminosos, como não cair nesse tipo de armadilha, e o que fazer caso o golpe seja concretizado.
O que é o golpe da tabela do PIX?
De acordo com a PCMG, o golpe da tabela do PIX consiste nas seguintes ações:
- Os criminosos criam perfis falsos de investimentos nas redes sociais. Assim, influenciam as pessoas a realizarem depósitos via PIX na conta de terceiros (membros da quadrilha), informando que logo depois da transferência, a pessoa receberia até cinco vezes o valor de volta;
- Iludida com o ganho simples e rápido, a vítima deposita dinheiro e não recebe valor algum de volta;
- Além de ficarem com os valores para si, os golpistas acabam conseguindo obter vários dados pessoais (nome completo, telefone e CPF). Esse conhecimento pode provocar outros crimes feito com base nessas informações.
Como não cair no golpe?
Para evitar cair nesse golpe e em outros relacionados ao PIX, tente não interagir com esses perfis suspeitos de investimento. Eles também podem aparecer com denominações diversas, como bug do pix, robô do pix, rainha do pix, rei do pix e pix em dobro, por exemplo.
Caso você se depare com um perfil desse tipo, faça a denúncia na rede social e bloqueie a conta, para que o perfil não consiga contatar você.
Não existe ‘bug do PIX’
A Polícia Civil de Minas Gerais também alerta que há outra modalidade do golpe, que costuma ser chamado de “GOLPE DO BUG DO PIX” ou “PIX em DOBRO”.
Na ação, os criminosos também criam perfis, mas indicam que, em razão de um suposto erro no sistema PIX, a vítima poderia depositar valores usando uma chave aleatória específica, e assim, receberia o dobro em sua conta logo depois. Porém, a PC ressalta que trata-se de um golpe, pois não existe esse tipo de erro na plataforma PIX.
O que fazer após o golpe?
Caso você caia no golpe do PIX, siga esses passos:
- Entre em contato com a agência bancária, por meio de telefone, SAC, ouvidoria. Conteste a transação realizada, solicitando o MED MED (mecanismo especial de devolução), sistema criado pelo Banco Central;
- Não interaja mais com o perfil e denuncie-o por meio da rede social;
- Procure uma unidade da Polícia Civil ou Militar e registre a ocorrência (REDS).
Com PCMG