O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia retomar o horário de verão no país, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo nesta terça-feira (6). A medida foi extinta em 2019, também pelo presidente, quando a justificativa foi pouca efetividade na economia energética.
De acordo com o jornal, a possibilidade está sendo discutida no Ministério de Minas e Energia. A tendência, atualmente, seria de retorno do horário de verão, mas a decisão final só cabe ao presidente da República.
A discussão sobre o horário de verão voltou, ainda segundo O Globo, depois que o ministério pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estudos sobre a medida ao detectar mudanças na forma como os brasileiros consomem energia elétrica.
O governo estuda se o cenário mudou, principalmente, por causa do aumento da geração de energia solar. Com isso, a correlação entre carga e consumo também teria mudado.
O BHAZ procurou o Ministério de Minas e Energia e aguarda retorno. Ao jornal, a pasta informou que “realiza constantemente estudos, pesquisas e avaliações técnicas das medidas possíveis, de acordo com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro”.
“Desta forma, ainda não há definição com relação às implicações e implementação da referida medida”, completou.
Em 2019, o horário de verão foi cancelado depois que uma avaliação técnica do governo apontou que a medida não fazia mais sentido do ponto de vista do setor elétrico. Desde então, a decisão tem sido criticada por empresários, principalmente por donos de bares, restaurantes e negócios turísticos.