O Brasil é o quinto país no mundo com mais incidência de diabetes. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, são 16,8 milhões de adultos com a doença, que ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
Os sintomas podem variar, mas o nutricionista Paul McArdle, especialista britânico em diabetes, explica que quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos, o paciente pode sentir cansaço, sede e muita vontade de urinar, especialmente à noite.
Em entrevista ao jornal The Express, ele alerta que as pessoas podem não perceber que começaram a tomar um copo d’água antes de dormir, ou que estão se levantando mais à noite para ir ao banheiro. Beber mais água está ligado ao aumento da necessidade de urinar que acompanha a diabetes, pois os rins precisam de mais líquido para remover o excesso de glicose do sangue.
O nutricionista acrescentou que sintomas menos óbvios da diabetes incluem candidíase, coceira genital, visão turva ou feridas que demoram mais para cicatrizar. Caso os sinais sejam identificados, a recomendação é procurar um profissional de saúde para fazer o teste de glicose.
*Com informações do portal Metrópoles