Perder peso costuma ser difícil em qualquer época do ano. No entanto, à medida que as estações avançam, surge uma nova oportunidade de renovar os propósitos alimentares para dizer adeus aos quilinhos a mais. A primavera, que vai até o final de dezembro e é conhecida por ser a época de várias frutas e legumes, pode ser um ótimo período para rever os projetos de emagrecimento.
A boa notícia é que mudar os hábitos alimentares não significa parar de comer aquilo que mais se ama. Em vez disso, a ideia é focar em escolhas mais saudáveis o mais rápido possível, até o organismo passar a recusar a ideia de se esbaldar em alimentos pouco nutritivos.
O nutricionista Fernando Castro indica que manter-se fora do peso vai além de uma questão estética e afeta diretamente a saúde do indivíduo. Ter uma alimentação saudável também melhora o dia a dia, aumentando a disposição da pessoa para cumprir as tarefas diárias.
“Estar no peso adequado demonstra um equilíbrio entre o que se consome de alimentos, ou seja, as calorias e o gasto energético diário. A firmeza nesses dois fatores permite o melhor ajuste fisiológico do organismo e uma menor probabilidade de doenças”, afirma o especialista.
Para ajudar as pessoas no processo de emagrecimento, o nutricionista listou alguns hábitos alimentares infalíveis para emagrecer. Confira:
1. Não vá ao supermercado com fome
Ir às compras bem alimentado tende a evitar a compra de guloseimas e alimentos com alto valor calórico apenas pelo impulso. Assim, quando der fome, não terá a opção de comidas pouco nutritivas em casa.
2. Comece a sua refeição pela salada
Na refeição, dê preferência inicialmente às folhas e hortaliças, que são alimentos com baixo valor calórico. Isso dá ao organismo tempo para promover saciedade, evitando o consumo de comidas muito calóricas no decorrer da alimentação.
3. Preste atenção na mastigação
Comer lentamente, com calma, melhora o aproveitamento dos nutrientes e dá tempo ao sistema nervoso central para entender a alimentação. A mastigação lenta também ajuda a promover uma maior saciedade.
4. Evite pratos grandes para o consumo da refeição
Segundo o nutricionista, estudos mostram que o tamanho do prato interfere diretamente na tentação de preencher o espaço, dando oportunidade a um maior consumo.
5. Evite alimentos industrializados
Prefira sempre alimentos in natura. Na hora das sobremesas, por exemplo, troque sorvetes e chocolates industrializados por frutas — elas são menos calóricas e possuem uma oferta maior de vitaminas.
6. Mantenha-se hidratado
Beber água ao longo do dia, além de melhorar o funcionamento do metabolismo e das enzimas, leva o indivíduo a evitar bebidas e alimentos calóricos. O ideal é ingerir de dois a três litros por dia.
O nutricionista ainda explica que uma consulta individualizada com um profissional também é essencial para o processo de emagrecimento.