Circulam nas redes sociais diversos relatos, fotos e vídeos da fila que se formou na manhã desta quarta-feira (5), no Hospital de Campanha em Poços de Caldas (MG). No dia anterior, terça-feira (4), o hospital realizou mais de 500 testes de COVID em um único dia, sendo 101 resultados positivos.
De acordo com profissionais da saúde, o principal motivo para o aumento do número de casos se deve às festas de fim de ano com reuniões familiares e aglomerações. Segundo o Hospital de Campanha, foram atendidas 150 até às 9h desta quarta-feira (5), um número expressivo principalmente considerando que aconteceu em um intervalo de duas horas, já que o hospital abre as 7h.
Segundo a Secretaria da Saúde de Poços de Caldas, os horários de atendimento serão aumentados para atender toda demanda. O Hospital de Campanha vai funcionar das 7h às 19h e o Ambulatório de Síndrome Gripal Clodoveu Davis, no Hospital Margarita Morales, passa a funcionar das 7h às 24h. Além disso, a UPA presta atendimento durante 24h.
Suspeita de COVID
Segundo F.D.S. uma mulher de 25 anos que não quis se identificar, ela teria frequentado uma festa na véspera do Natal e ainda uma outra no Réveillon e nesta semana teria apresentado sintomas gripais. Ela acredita ter ficado doente na virada de ano, “Estava chovendo bastante, então além da festa estar naturalmente lotada, as áreas cobertas estavam muito mais cheias, todo mundo queria ficar junto pra esconder da chuva.”
A mulher contou que já tomou as duas doses da vacina, e já havia pego COVID uma vez, por isso acha que pegou novamente. “É difícil ficar em casa trancada pra sempre, mas claro que quem sai sabe do risco. Eu fui até o hospital para fazer o teste e desisti de tanta gente. O medo maior é estar com gripe e COVID como já tem alguns casos.”