Praça se encontra em completo estado de abandono e tem servido apenas para a aglomeração de pessoas em situação de rua para uso de álcool e drogas
Os vereadores do Legislativo de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, aprovaram, por unanimidade, na 1ª reunião ordinária do segundo semestre, realizada na tarde de ontem (02), a Moção 101/2022, em que cobra intervenção urgente do Pode Público na Praça “Paulo Affonso Junqueira”, a “pracinha da Vila Cruz”, na zona Oeste da cidade.
No documento, os vereadores evidenciam que, há anos, inúmeros Requerimentos e Indicações foram encaminhados ao Poder Executivo alertando quanto a situação e estado de abandono do local, servindo para o encontro de pessoas em situação de rua e inibindo o uso coletivo até por falta de estrutura. “É comum nos depararmos com cidadãos em situação de rua consumindo álcool e ‘mendigando’ pela praça e ruas nas proximidades. É sabido que possuem o direito de ir e vir, de permanecer em situação de rua, é o direito do cidadão, mas, muitos moradores próximos acabam se sentindo constrangidos, algumas vezes até mesmo ameaçados devido à maneira como são abordados”, observam.
De acordo com o documento, tanto a atual gestão, quanto gestões anteriores realizaram diversas medidas com vistas a recuperar o local e devolver a Praça em condições de ser frequentada pela população, no entanto, nenhuma delas surtiu o efeito que se esperava, sendo traduzidas em, apenas, medidas paliativas. “O presente documento, ora apresentado, tem a finalidade de apelar ao prefeito e aos demais órgãos envolvidos, para que providências sejam tomadas e que a Praça seja devolvida à população para que possam usufruir do belo local, sem serem importunados ou ameaçados”, afirmam.
Os vereadores apontam a necessidade de grande revitalização da Praça, recuperação do coreto e da fonte luminosa, sem funcionamento a considerável tempo, além da necessidade de se introduzir funcional vigilância no local com o objetivo de evitar vandalismo e aglomeração de pessoas em situação de rua para consumo de álcool e drogas. “A praça e toda estrutura lá encontrada é de grande sentimento histórico para a comunidade da Vila Cruz e bairros adjacentes”, finalizam.