Os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentam, neste domingo (16), no primeiro debate presidencial do 2º turno das eleições. O evento é promovido pela Band, TV Cultura, Folha de São Paulo e UOL.
O debate começa às 20h e ocorre a duas semanas da votação final para presidente da República, no dia 30 de outubro. No 1º turno, em 2 de outubro, Lula obteve 48,43% dos votos, e Bolsonaro, 43,20% (relembre aqui).
Uma parceria com Google e Youtube ainda vai ajudar a ampliar o alcance do debate presidencial nas redes. O sinal do debate também será retransmitido pelo canal CNN Brasil e por várias rádios e emissoras de TV públicas do país.
Formato do debate
A mediação será feita por jornalistas da Band nos dois primeiros blocos e por jornalistas do pool no último bloco.
Segundo a organização, o formato do debate vai garantir vários confrontos diretos entre Lula e Bolsonaro. Quem responde deverá controlar o tempo dividido entre resposta e tréplica.
Primeiro bloco
No primeiro bloco, os candidatos terão um minuto e meio para responder a uma pergunta feita por um dos mediadores do debate. Conforme definido por sorteio, Bolsonaro será o primeiro a responder.
Em seguida, vem o primeiro confronto direito: cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, repostas, réplicas e tréplicas. Nessa parte, Lula abre o confronto.
Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas de quatro jornalistas do pool. A resposta deve durar um minuto e meio, e os dois candidatos respondem as mesmas perguntas, em ordem definida por sorteio. Não há comentário e nem réplica.
Terceiro bloco
Já no terceiro bloco, os candidatos vão responder perguntas programáticas de jornalistas do pool, com um minuto e meio para a resposta.
Depois, Bolsonaro abre um novo confronto direito com 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Na sequência, cada candidato tem um minuto e meio para a sua despedida. O atual presidente será o primeiro a se despedir, conforme sorteio.