O proprietário do jatinho é o dono da Qsaúde, empresário que confessou a prática de caixa dois e que foi preso na Lava Jato
O futuro presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a polêmica envolvendo o uso de um jatinho para ir à COP27, no Egito. O proprietário da aeronave é José Seripieri Junior, dono da Qsaúde, empresário que confessou a prática de caixa dois e que foi preso na Lava Jato.
“Eu fui convidado pelos partidos e pelo governador da Amazônia para ir à COP27, mas os estados não podiam arcar com a minha despesa. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou e eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava minha despesa”, disse Lula em Portugal, nesta sexta-feira (18/11), durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro português, António Costa.
“E eu tinha um amigo que queria ir na COP e tinha um avião. E eu fui com ele em um avião novo, de boa qualidade, com muita segurança, porque é importante lembrar que um presidente eleito tem que cuidar da sua segurança, sobretudo em um país em que você tem bolsonaristas raivosos se espalhando pelo mundo afora.”
Amigo de Lula há mais de 10 anos, Seripieiri chegou a ser preso em 2020 pela Operação Lava Jato, em uma investigação sobre suposto caixa dois para a campanha de José Serra (PSDB-SP) ao Senado, em 2014.