O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (22), o edital com 5.970 vagas para o Programa Mais Médicos. As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país.
O Mais Médicos busca garantir atendimento à população, principalmente em regiões de vazios assistenciais. As vagas estão distribuídas entre 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil, sendo 371 somente em Minas Gerais.
Além dos médicos brasileiros que terão prioridade na seleção, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros também podem participar. Nesses casos, os médicos continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registros no país.
Atendimento para milhões de brasileiros
Segundo o governo federal, uma novidade no programa é a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado em Saúde da Família.
Os cursos serão ofertados por instituições de ensino superior, além de componentes assistenciais de integração e serviço. Serão 44 horas de carga horária nos cursos de aperfeiçoamento lato ou stricto senso, com 36 horas semanais dedicadas às atividades assistenciais e oito para a formação.
“O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, reforça o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.
A expectativa é de que os profissionais também recebam incentivos, proporcionais ao valor da bolsa, pela permanência no programa. Aqueles que forem alocados em região de extrema pobreza e vulnerabilidade receberão um percentual maior.
Até o fim do ano, o governo brasileiro quer chegar à marca de 28 mil profissionais do Mais Médicos em atuação. Com a medida, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária.
Inscrições para o Mais Médicos
O profissional interessado deve acessar o sistema entre os dias 26 e 31 de maio, neste endereço. Depois que houver a validação, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de preferência de 1 a 5 de junho.
Nessa alocação, o governo vai considerar critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. Depois disso, o desempate levará em conta os candidatos que vivam mais próximo ao local de atuação, os com maior tempo de formado e os mais velhos.
O novo edital mudou o tempo de atuação dos médicos de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis pelo mesmo período.
*Informações Portal BHAZ.