Médico reforçou importância de alimentar bem e beber bastante água nos dias de frio intenso
A semana promete ser de baixas temperaturas em várias partes do país. No Sul de Minas, a previsão é que o frio intenso chegue a partir desta quarta-feira (18). O médico pneumologista, Robertson Rodrigues Pereira Junior, reforçou alguns cuidados para manter a saúde em dia durante este período.
“O que a gente orienta é que a pessoa se alimente bem e, uma vez tendo algum sintoma gripal, procure um médico. Porque alimentando bem e bebendo bastante líquido, o sistema imunológico tende a ficar mais eficaz no combate aos vírus e bactérias”, afirmou.
De acordo com o pneumologista, durante o período mais frio aumenta o volume de pessoas com sintomas gripais e, consequentemente, cresce o número de atendimentos hospitalares.
Ainda de acordo com o médico, é importante que todas as pessoas reforcem os cuidados com a saúde durante os períodos de baixa temperatura. Entretanto, é preciso ficar ainda mais atento com a saúde de crianças e idosos.
“As crianças porque o sistema imunológico dela muitas vezes não está formado e isso propicia um número maior de infecções. E os idosos pela debilidade, muitos deles tem doenças crônicas e essas sintomas gripais podem ser piorados por essas doenças prévias que a pessoa já possui”.
Gripe e Covid-19
Segundo o pneumologista, os sintomas de gripe e de Covid-19 são semelhantes e isto gera dúvidas na população. Para isso, em caso de qualquer sintoma, é imprescindível que a pessoa procure o serviço hospitalar para que seja diagnosticada.
“É claro que, nos primeiros dias, como os sintomas são muito parecidos, fica difícil esse diferenciação, mas é necessário que a pessoa faça o teste. É muito comum a pessoa procurar o medico e dizer que nesta época sempre tem uma rinite, uma sinusite, o nariz está escorrendo, mas o que a gente vê na prática é que muitas pessoas estão vindo positivas e muitas delas já tiveram Covid anteriormente”, explicou.
*Fonte: g1