Manifestantes alegam que aguardam o departamento aprovar o projeto apresentado para individualização dos relógios no Condomínio Araucárias
Nesta quinta-feira (6) pela manhã, moradores do Condomínio Araucárias localizado no Jardim Itamaraty, em Poços de Caldas (MG), adentraram na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), no São Benedito, em manifestação pela falta de água. O problema ocorre desde dezembro, quando os moradores apresentaram projeto para individualização dos hidrômetros. Como não conseguiram resolver, decidiram protestar nas dependências do DMAE. Confira o vídeo.
Os moradores alegam representar seus 300 vizinhos, que também moram no condomínio. O Condomínio Araucárias faz parte do projeto “Minha Casa Minha Vida” e conta com 300 apartamentos, mas apenas um relógio de água.
Condomínio Araucárias
Desde quando o ultimo síndico assumiu, cada bloco teve seu próprio relógio de água, mas o problema persistiu; quando 3 a 4 moradores não pagam a água daquele bloco, o valor arrecadado pelos demais não consegue pagar a conta e todos ficam sem abastecimento.
Em outubro, o vereador Diney Lenon (PT) e os moradores se reuniram com o diretor do DMAE, Paulinho Courominas e fizeram a proposta para que o departamento fizesse a adequação de cada apartamento para que a medição pudesse se feita de forma individual.
Por sua vez, o DMAE entende que não pode fazer essa obra, por se tratar de uma obra particular. Na ocasião, ficou acordado que os moradores, que são de baixa renda, iriam assumir a responsabilidade e pagar pela obra. Eles fizeram o projeto e protocolaram no dia 3 novembro no departamento e, até agora, não receberam o retorno.
Segundo moradores, na época o diretor do DMAE disse aos moradores que em até 15 dias o projeto estaria aprovado. Desde então eles aguardam uma posição do departamento.
Falta de água
No dia 21 de novembro de 2021 a água do condomínio foi cortada. Desde esse dia os moradores estão sem água. Com a demora, organizaram e entraram de forma pacífica dentro das repartições públicas, onde ocuparam todos os espaços e não saíram de lá até falar com o Paulinho. Além do vereador Diney também estava presente o vereador Tiago Braz (REDE).
DMAE
Nossa equipe entrou em contato com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Paulo Cesar Silva, que nos informou que o problema já está sendo resolvido.