Três pessoas da mesma família foram vítimas de injúria racial durante uma viagem no metrô de Belo Horizonte nesse domingo, 05. Uma mulher de 54 anos destilou frases como “crioulos fedorentos” e “negros fedidos” contra as pessoas, dizendo que elas deveriam descer do coletivo. Ela foi presa.
De acordo com a Polícia Militar, as vítimas são um homem de 55 anos, uma mulher de 52 e uma jovem de 25. Eles estavam em um dos vagões quando a senhora começou os ataques racistas, afirmando que eles faziam parte de uma “raça impura” e que deveriam ter ido embora pelo fato de serem negros.
O segurança da estação precisou intervir na situação. Após acionar a PM, a família foi à delegacia junto com a autora.
Injúria racial
A injúria racial é um crime associado ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor, com a intenção de ofender a honra da vítima – é o caso dos diversos episódios registrados no futebol, por exemplo, quando jogadores negros são chamados de “macacos” e outros termos ofensivos.
A pena para esse tipo de crime é de reclusão de um a três anos e multa. Em outubro de 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o crime de injúria racial também deve ser declarado imprescritível e inafiançável, assim como o crime de racismo.
Em nota, a Polícia Civil informa que a mulher foi autuada por injúria racial e encaminhada ao sistema prisional.
Nota da Polícia Civil na íntegra
“Em relação ao fato ocorrido ontem (5/6), dentro de um vagão do metrô, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ratificou a prisão em flagrante da mulher, de 54 anos, que foi autuada pelo crime de injúria racial e, após os trabalhos de polícia judiciária, foi encaminhada ao sistema prisional, onde segue à disposição da justiça.“
*Fonte: BHAZ