A prefeitura de Poço Fundo, município localizado na região Sul de Minas, confirmou dois casos de infecção conjunta de gripe e Covid-19, a chamada “Flurona“. Um terceiro caso, segundo o Executivo municipal, foi identificado no município vizinho de Machado. Todos os pacientes apresentaram sintomas leves e estão isolados.
“Redobrem os cuidados! Usem máscara! Vacinem-se!”, pede a prefeitura pelas redes sociais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais disse que, até o momento, a pasta não foi notificada de nenhum caso, o estado ainda investiga seis infecções suspeitas de Flurona.
Juiz de Fora investiga caso suspeito
Na última terça-feira (4), a Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, disse que está investigando um caso da infecção Flurona. O Executivo não especificou idade, sexo ou estado de saúde do cidadão suspeito de estar contaminado.
Ainda de acordo com a administração municipal, “a investigação epidemiológica está em andamento”. No Brasil, já foram confirmados casos nos estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sintomas da infecção ‘Flurona’
Ainda que alguns sintomas da gripe e da Covid-19 sejam similares e confundam a população, é importante tê-los em mente. Isso se dá, principalmente, para alcançar um rápido diagnóstico e iniciar os tratamentos prontamente.
Confira abaixo os sintomas mais comuns observados na “fusão” entre as duas infecções:
- Dor no corpo;
- Dor de garganta;
- Febre.
Além de alertar sobre a manutenção das medidas de proteção contra o coronavírus, tais como distanciamento social e uso de álcool em gel, infectologistas reforçam a importância de realizar testes para detectar o vírus da Covid-19 e da gripe.
Nota da SES-MG
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até o dia 5/1, não havia nenhum caso confirmado de infecção por SARS-COV-2 e Influenza em Minas Gerais. A SES-MG informou que haviam seis casos suspeitos em investigação. Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso estas sejam confirmadas.
A SES-MG ressalta ainda a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para covid-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.
*Fonte: Bhaz