O cantor e compositor mineiro Nego Moura e o time de produtores Os Camarás lançam a música “Camarada Meu”, nesta sexta-feira, 10 de dezembro. O single conta com participação especial do músico poços-caldense Pedro Cezar.
“Camarada Meu” buscou inspiração nas raízes brasileiras e na regionalidade do interior do país, tendo como referências ritmos genuinamente tupiniquins, como a congada, o maracatu e a ciranda. É também uma música que celebra os encontros que a vida proporciona.
Após o lançamento do single, ainda este mês, o público será agraciado com a estreia do videoclipe da música, que contou com a participação de representantes do grupo de maracatu Congo de Ouro, Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e do Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo, como representantes da salvaguarda da cultura popular brasileira e que também são inspiração para a caminhada dos músicos.
“Camarada Meu fala das pessoas que cruzamos nesta caminhada, é uma música que tem alegria e a amizade como norte, chegando justamente em um momento de encontros, abraços e celebrações. Enaltece também o toque dos tambores, os ritmos da nossa cultura popular. Traz uma mensagem de respeito às escolhas diferentes das nossas, que é o que nos torna dignos de sermos respeitados por nossas escolhas”, destaca Nego Moura.
Camarada Meu é o quarto single lançado pelo time de produtores neste ano e antecede o lançamento do disco “Camará”, com produção assinada pelos irmãos produtores Fubá e Breno Oliani e estreia prevista para o início de janeiro. O trabalho marca a versatilidade criativa dos músicos de Nego Moura & Os Camarás, que trazem letras e melodias que falam sobre empoderamento e cultura afro-brasileira, conduzindo para um trabalho bastante sólido e promissor que se baseia nas raízes rítmicas negras, do ijexá ao maracatu, do baião ao samba, do axé ao funk carioca, um mergulho profundo nas sonoridades orgânicas dos terreiros e da música afro-brasileira se misturam a uma roupagem moderna eletrônica, que flerta com a música negra mundial, como o funk, o soul, o hip hop, o afro futurismo.
A produção executiva é de Chiara Carvalho e Pri Rennó, em uma realização conjunta da Camará Records e Carvalho Agência Cultural. O disco “Camará” está sendo viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.
NEGO MOURA & OS CAMARÁS
Nego Moura é cantor, multi-instrumentista e compositor mineiro. Com 20 anos de carreira, lançou em 2019 seu primeiro EP “Ladeira”, com sete faixas como “Camará” e “O samba sem você”. Em 2020, Nego Moura inicia sua parceria com Fubá, seu produtor e amigo, com quem lançou três faixas remix, “Ladeira”, “Tragédia Anunciada” e “Camará”. Em 2021, Nego Moura juntamente com sua banda Os Catioros e os produtores Fubá e Breno Oliani, lançaram os singles “Okê Arô”, “Gradecê” e “Pra Sorte do Branco” e agora “Camarada Meu”. O time de produtores Os Camarás é formado por Breno Oliani (baixo), Guilherme Dias (guitarra), Giuliano D’Onofrio (percussão), João Paulo Oliani – Fubá (voz e beats) e Luís Felipe Cardillo – Lagunaz (guitarra e psicodelias).
Vale dizer que o grupo passou recentemente por uma transição do nome artístico. Lantana Camará é uma espécie vegetal, também chamada cambará ou camará-de-cheiro. A palavra Camará também é encontrada em cantigas de capoeira e pontos de umbanda. Na capoeira, Camará quer dizer parceiro, compadre. Camará traduz a amizade, o suporte, a confiança, a parceria. Camará é o líder da comunidade, é o mestre da cultura popular, todo aquele que com simplicidade transforma a vida do próximo. Por tudo isso, os até então conhecidos como “Os Catioros” decidiram se aproximar da arte e da cultura brasileira, tão plural e diversa, passando a se apresentar como “Os Camarás”, trazendo pautas cada vez mais convidativas à reflexão, externalizando assim o profundo amor à música brasileira.
Para acompanhar essa e outras ações de Nego Moura e Os Camarás siga as redes sociais @negomoura e @os.camaras.music.
PEDRO CEZAR
Pedro Cezar é músico e compositor brasileiro, nascido em Poços de Caldas, Minas Gerais. Tem influências da música caipira, do rap, do rock e da MPB, além da escola mineira do Clube da Esquina. Em sua trajetória, somam-se inúmeras participações em festivais e circulações pelo Brasil e países da América do Sul. Dos projetos musicais dos quais participa, destacam-se as bandas autorais K2, Macaxeira e 2º DP, além do seu trabalho solo.
Conheça mais em @pedrocezarmusica
CAMARADA MEU
Lançamento: 10 de dezembro de 2021
Principais plataformas digitais de música: https://ditto.fm/camarada-meu
*Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas