Operações preventivas sistemáticas visam coibir o ataque a instituições financeiras e explosão de caixas eletrônicos
Apesar de ainda resguardar e buscar sustentar o título de cidade bucólica, Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, já não é mais uma das cidades mais tranquilas e seguras, conforme demonstram os cotidianos boletins de ocorrência da Policia Militar de Minas Gerais (PMMG), bem como os inquéritos, ações e operações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Na noite de ontem (27), pouco antes das 23 horas, moradores de diversas partes da cidade ficaram assustados com o voo baixo da aeronave Pégasus da sexta Base Regional de Aviação do Estado (6ª BRAvE) da PMMG, e muitas mensagens circularam pelas redes sociais questionando sobre o que estaria acontecendo em Poços de Caldas.
Naquele momento, a reportagem do Alô Poços buscou a melhor informação e, nesta quinta-feira (28) chegou a notícia de que se tratou da “Operação Ante Explosão”, na qual a BRAvE busca prevenir ações contra instituições financeiras.
Tais operações preventivas serão feitas de forma sistemática com vistas a evitar que explosões a caixas eletrônicos e ataques às agências bancárias aconteçam em Poços de Caldas.
Além do helicóptero da 6ª BRAvE, a “Operação Ante Explosão” conta com tropa terrestre e mobiliza parte do efetivo da 18ª Região da Polícia Militar (18ª RPM). Na operação na noite desta quarta-feira (27) foram utilizadas viaturas e policiais militares, sobre tudo na área central da cidade. O intuito é dar efetivo combate e imediata resposta ao sinal de tentativa de ataques às unidades financeiras no Município, bem como evitar a fuga dos assaltantes, promovendo cerco e bloqueio em menor espaço e a detenção dos autores.
6ª Brave
Oficialmente, a sexta Base Regional de Aviação do Estado (6ª BRAvE) está presente em Poços de Caldas desde o dia 05 de novembro de 2021, quando aconteceu a solenidade de inauguração da sua sede em um hangar do Aeroporto Municipal “Embaixador Walther Moreira Salles”, na zona Sul de Poços de Caldas, integrando e ampliando as forças de segurança pública na cidade e região, além de oferecer agilidade e apoio aéreo nas diversas operações das unidades em terra.
A BRAvE foi fundada em dezembro de 2018 e sua área de atuação abrange 171 cidades das regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, atendendo uma população de, aproximadamente, três milhões de mineiros.