Mesmo com capacidade dobrada para 20 leitos, Santa Casa registra ocupação de 100% em seu CTI
Pacientes que dependem de uma vaga no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, estão sendo mantidos na Ala de Urgência e Emergência porque a unidade de saúde está com 100% de ocupação. Dentre esses pacientes, um senhor, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico
A Assessoria da Santa Casa confirma a situação e destaca que “o paciente em questão está recebendo todos os cuidados no setor de Urgência Emergência” e lamenta o fato de todos os 20 leitos do CTI estarem ocupados, informando que existem outros três pacientes na mesma situação. “Estão mais três pacientes precisando de vaga no CTI, sendo dois deles entubados, além de outros tantos pedidos de vaga no CTI que chegam todo o tempo”, informa.
Conforme esclarecido pela Assessoria do Hospital, “antes da pandemia a Santa Casa possuía apenas 10 leitos de CTI e, com a ajuda da Prefeitura e da Secretaria [Municipal] de Saúde, hoje contamos com 20 leitos, portanto, o dobro que tinha há 2 anos. Mesmo assim não está sendo suficiente. O objetivo do Hospital é, dentro em breve, aumentar esses leitos de CTI. O que deve acontecer após a construção do Hospital do Câncer, que liberará toda uma ala dentro da Santa Casa”, conclui.