Após dois anos de pausa por causa da pandemia de Covid-19, a Parada do Orgulho LGBT volta a Belo Horizonte neste domingo, 06, para sua 23ª edição. A programação inclui shows de artistas locais, manifestações políticas e trios elétricos.
A data do evento foi confirmada ainda em junho, em meio à ansiedade do público para retomar a tradição de celebrar a parada. “Temos o costume de valorizar a cena local e por isso escolhemos não convidar artistas de renome nacional”, contou Gilberth Santos, coordenador da parte artística do movimento, na ocasião.
O início da concentração será às 11h, na Praça da Estação, região Centro-Sul de BH. Às 16h, três trios elétricos iniciam o percurso em direção à praça Raul Soares, no Barro Preto.
A 23ª edição da Parada do Orgulho LGBT de BH ainda celebra os 20 anos do Cellos-MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais) e tem como tema “Orgulho de ser. Resistir para vencer”.
‘Momento de reafirmação’
A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) é co-organizadora desta edição da parada, além de trabalhar prestando uma consultoria para a organização e operação do evento.
“Estamos investindo em diversas frentes para que seja um momento de reafirmação e de orgulho para a população LGBT da cidade e também para os turistas que vêm de suas cidades para o evento”, afirma o subsecretário de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, Thiago Alves.
A Belotur também realiza uma pesquisa para traçar o perfil dos participantes e trabalhar na melhoria das próximas edições da Parada do Orgulho LGBT de BH.
Durante o evento, equipes da Diretoria de Políticas para a população LGBT da prefeitura ainda farão orientações sobre direitos humanos e cidadania para esse público.
Já a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Cellos-MG, disponibilizará uma tenda durante o evento para repassar informações sobre a rede de saúde do município e a prevenção em saúde sexual, além de distribuir folhetos informativos, preservativos e autotestes de HIV.
A prefeitura ainda reforça que o atendimento especializado à população LGBT+ em BH é realizado no Centro de Referência LGBT, que fica na rua Curitiba, 481, no Centro da capital mineira.
Operação de trânsito
A prefeitura vai realizar ações de fiscalização e operação de trânsito e transporte para garantir o acesso da população à Parada do Orgulho LGBT de BH.
Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores e agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans e Polícia Militar) irão monitorar e fiscalizar o tráfego na região.
Confira como funcionará a locomoção na região
Intervenções
- A partir das 11h: Concentração na Praça da Estação;
- A partir das 13h: Se necessária, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido Barro Preto;
- A partir das 14h: Se necessária, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido da região hospitalar;
- A partir das 16h30: Início do deslocamento do evento. Percurso: Praça da Estação, seguindo pelas ruas dos Guaicurus e da Bahia. Na sequência percurso na avenida Amazonas até a Praça Raul Soares. O deslocamento do evento só será realizado após a liberação das interdições para a Feira Hippie (avenida Afonso Pena, entre avenida Carandaí e rua da Bahia).
- A partir das 17h: Dispersão na Praça Raul Soares com interdição dos principais acessos ao local até o término do evento, previsto para 23h.