Município Sul-mineiro foi o grande agraciado durante a 50ª edição do CNSA, em Porto Alegre (RS
Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, foi o grande agraciado no 50º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) [50º GNSA]. Durante cinco dias, entre os dias 09 e 13 de maio, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi também a capital nacional do Saneamento com a realização da 50ª edição do CNSA, atraindo empresas públicas e privadas do setor, autarquias municipais, técnicos e engenheiros dos diversos segmentos que envolvem o tema, além de especialistas e doutores no assunto.
Durante o evento, realizado no Centro de Eventos da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande Sul), Poços de Caldas esteve representada por uma comitiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), chefiada pelo diretor-presidente da autarquia, Paulo César Silva – Paulinho Couro Minas, e integrada pelo secretário do presidente, Marcos Roberto Simões, pelos servidores Rodopiano Marques Evangelista, gerente da Divisão de Engenharia e Operações, e Wellington Gamarano Alves Rangel, supervisor da Seção de Expansão e Manutenção, e pela servidora Priscila da Silva Ribeiro Leite, que defendeu o projeto científico sobre esgoto desenvolvido por ela juntamente com o servidor André Felipe Araújo e a servidora Amanda Carvalhaes Souto Valim.
“Desaguamento de Escuma de Reator UASB com Geotêxteis”, esse é o título do trabalho apresentado e defendido por Priscila Leite junto à banca do Congresso. O projeto foi um dos grandes destaques de Poços de Caldas no Congresso, sendo classificado na segunda posição.
Mas esse foi apenas o primeiro destaque da terrinha sulfurosa nos campos gaúchos. Quem também esteve presente ao evento foi o secretário Municipal de Projetos e Obras Públicas, José Benedito Damião, para conhecer projetos, sistemas e inovações de drenagem dentro da tradicional Feira de Exposições que acontece dentro do Congresso da ASSEMAE.
Em tempo, vale, ainda, destacar papeis fundamentais desenvolvidos pelos servidores de Poços de Caldas no evento. Marcos Simões, que assessor da Diretoria do DMAE, ficou responsável pelo de stand da cidade, pela recepção e atendimento, além da distribuição de material de divulgação de Poços de Caldas, bem como destacar as experiências do DMAE. A engenheira ambiental Ísis Alves, é doutora na área e participou do Congresso pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos para buscar inovação na parte de resíduos sólidos – destaca-se que saneamento engloba água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem. Também participou do evento o servidor Jorge Carlos que acompanhou a inovações do setor para a área de eletromecânica e novas tecnologias e buscar conhecimento, juntamente com a Priscila Leite, na área de eficiência energética. “Foram participações de grande importância e fundamentais para o serviço público em Poços de Caldas”, evidencia Paulo César Silva.
Com uma missão de extrema importância para Poços de Caldas, tanto do ponto de vista de prospecção do nome da cidade e seu turismo para o Brasil e até para países vizinhos, quanto pelo ponto de vista do aquecimento da economia e da movimentação do comércio locais, o chefe do Executivo, prefeito Sérgio Azevedo, também participou do Congresso. Ele viajou para a capital gaúcha na quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12, defendeu a candidatura de Poços de Caldas para voltar a sediar o evento da entidade nacional de serviços de saneamento.
Antes da defesa, no entanto, a Administração Municipal já havia formalizado o desejo e, na quinta-feira, o prefeito Sérgio Azevedo foi noticiado de que o 51º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE será realizado em Poços de Caldas em 2023.
As boas notícias não param por aí. Além de ter um projeto classificado em segundo lugar entre os apresentados por serviços de todo o Brasil e o município ser escolhido para sediar o evento da entidade no próximo ano, Poços de Caldas ainda se destacou durante a eleição da nova Presidência da ASSEMAE. O engenheiro Rodopiano Marques Evangelista, que é gerente da Divisão de Engenharia e Operações do DMAE-PC e era vice-presidente da entidade, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.
Para o diretor-presidente do DMAE, Paulo César Silva, a participação de Poços de Caldas no 50º CNSA foi altamente positivo em todos os seus aspectos, quer seja nessas três conquistas, quer seja na participação durante a Feira do Saneamento, com visitas significativas ao stand de autarquia.