Poços de Caldas (MG) é a única cidade brasileira a integrar um circuito europeu de cidades termais, a Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA). O feito aconteceu em razão da parceria de longa data com a cidade de Caldas da Rainha em Portugal, ambas eram tidas como cidades-irmãs, termo referente a cidades consideradas semelhantes em diversos pontos.
A participação na Associação foi firmada em Portugal, entre o presidente da Câmara da cidade portuguesa, Vitor Marques e representantes de Poços de Caldas, o vice-prefeito Júlio César Freitas e o secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, junto a representante de Minas Gerais, a Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Izabela Drumond.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Poços, a parceria favorece o aperfeiçoamento do termalismo em Poços de Caldas, tanto no quesito estrutual quanto para fins de estudos dessas águas. Além disso, torna a cidade um destino ainda mais atrativo e importante no cenário mundial.