Cerca de uma tonelada de carne imprópria para consumo foi apreendida pela Polícia Civil em duas churrascarias em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Três pessoas apontadas como proprietárias dos estabelecimentos e dois gerentes comerciais foram presos em flagrante na quarta-feira.
A sexta fase da operação Brahman, deflagrada na última terça-feira (5) em parceria com a Vigilância Sanitária de Uberaba, também resultou na apreensão de documentos que irão contribuir para as investigações. Os crimes já são apurados pela polícia desde abril de 2022.
As churrascarias são a Cupim Grill e West Rodeo Grill, tradicionais em Uberaba. As duas se pronunciaram sobre a operação policial e negaram qualquer irregularidade apontada pela corporação (leia mais abaixo).
Roubo e furto de gado
Em abril de 2022, duas pessoas investigadas pelos crimes de roubo e furto de animais bovinos foram alvos de busca e apreensão da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Uberaba. Com eles, os policiais encontraram armas de fogo e munições calibre 38 intactas, além de celulares.
Dois meses depois, em junho, os agentes estiveram em uma propriedade rural no mesmo município para apurar a denúncia de que cabeças de gado haviam sido ocultadas de maneira ilícita no local.
Na ocasião, os policiais constataram indícios de que o proprietário da fazenda havia receptado cinco cabeças de gado, que seriam vendidas em sua rede de açougues. Ainda foram apurados indícios de que fiscais da Vigilância Sanitária de Uberaba abrandaram as fiscalizações em determinados açougues na cidade.
As investigações apontam que empresários do ramo alimentício eram beneficiados com informações sigilosas em relação às fiscalizações pelos próprios fiscais da Vigilância Municipal, e que seus estabelecimentos não eram fiscalizados pelos agentes sanitários.
De acordo com a Polícia Civil, desde o início das investigações, a operação Brahman já resultou em 11 pessoas presas em flagrante, oito mandados de busca e apreensão cumpridos, 23 pessoas indiciadas e três fiscais sanitários afastados.
Além disso, cinco toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram descartadas, cinco cabeças de gado foram recuperadas, e uma arma de fogo e diversas munições intactas foram apreendidas.
O que dizem as churrascarias?
Por meio de nota publicada nas redes sociais, a churrascaria West Rodeo Grill afirmou que colaborou durante todo o processo de inspeção e está fornecendo os documentos necessários para as autoridades. Segundo o estabelecimento, não foi constatado ou apreendido nenhum alimento estragado.
“A empresa realiza e sempre realizou a compra das carnes diretamente de frigoríficos certificados, possuindo toda documentação da aquisição que se encontra à disposição para averiguação da idoneidade da empresa”, diz o comunicado.
A West Rodeo Grill ainda diz estar tomando medidas administrativas para restabelecer as atividades. “É importante ressaltar que as medidas solicitadas pela Vigilância Sanitária, etiquetação e identificação de todos os produtos, foram cumpridas imediatamente; no entanto, em virtude do recesso da Páscoa e do órgão municipal não possuir sistema de vistoria de plantão para atestar o cumprimento do determinado, o restaurante somente reabrirá suas atividades após o feriado”, completa.
A churrascaria Cupim Grill também negou as acusações apontadas pela investigação da Polícia Civil. Os responsáveis pelo estabelecimento dizem acreditar que a situação se trata de um equívoco, e afirmam que o advogado da empresa já está agindo.
“A única irregularidade encontrada foi somente porção de carne moída congelada, sem etiqueta da data de armazenamento. Porém, nenhum teste foi realizado pela Vigilância Sanitária no momento que comprovasse se tratar de um produto impróprio para consumo”, diz nota.
“A maior prova de nossa lisura e seriedade é que o nosso estabelecimento se encontra aberto e funcionando. Todas as medidas necessárias para solucionar a questão estão sendo tomadas”, completa a churrascaria, ressaltando que a cozinha do estabelecimento está aberta para visitação de clientes.
*Informações Portal BHAZ.