Um grupo suspeito de cometer crimes de estelionato, conhecidos como “golpe dos nudes”, foi desarticulado nessa sexta-feira (29), no Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, os investigados teriam feito 16 vítimas em Minas e outros seis estados.
O crime acontecia online, quando os golpistas selecionavam as vítimas em potencial pelas redes sociais. Depois de eleger os alvos pela faixa etária e status social, um dos criminosos fazia contato por mensagem, se passando por uma uma mulher.
“A vítima acaba caindo na armadilha e passa a manter bate-papos íntimos com a suposta mulher, que passa a enviar nudes e solicitar das vítimas a mesma atitude. Depois que a vítima está completamente envolvida, os supostos pais da mulher aparecem e passam a dizer que a vítima estava conversando com uma adolescente, de apenas 13 anos”, explica o delegado Erick Sallum, da 9ª DP.
Vítima já perdeu mais de R$ 200 mil
O grupo então passa a extorquir as vítimas, ameaçando denunciar o suposto aliciamento de menores à polícia. Em alguns casos, os criminosos chegaram a se passar por policiais, em vídeos e ligações, para intimidar as vítimas.
Polícia faz alerta
Todos os envolvidos serão indiciados por extorsão, organização criminosa e lavagem de dinheiro com penas somadas que podem alcançar cerca de 26 anos de reclusão. O delegado faz um alerta à população de que, embora esses vídeos já tenham sido usados por diversos outros grupos criminosos, ainda existem pessoas caindo no golpe.
“A PCDF tem sistematicamente deflagrado operações interestaduais para combater crimes cometidos por indivíduos localizados em outros estados e residentes nesta capital. A presente operação é mais uma prova que cometer crime no DF não é um bom negócio. Tentamos demonstrar à população que vale a pena registar ocorrência, pois não mediremos esforços para dar uma resposta às vítimas”, finaliza ele.
*Com BHAZ e PCDF.