A Polícia Militar apreendeu, por meio de denúncia anônima, diversos pássaros exóticos, gaiolas e uma armadilha na manhã desta terça-feira (25), em uma residência no bairro Caio Junqueira, em Poços de Caldas (MG). Um homem de 57 anos, dono dos animais, autorizou a entrada dos policiais.
De acordo com a polícia, os pássaros estavam dentro de pequenas gaiolas. Um deles, conhecido popularmente como Cardeal, foi avaliado por uma médica veterinária e considerado em estado bravio, ou seja um pássaro ainda não domesticado. Com isso ele foi solto na natureza. Os pássaros exóticos passarão por avaliação até que seja decidida a destinação.
O dono dos animais recebeu voz de prisão pelas seguintes infrações: Manter em cativeiro espécies da fauna silvestre brasileira sem licença e guardar, ter a posse de produtos e objetos que impliquem na caça, perseguição, destruição ou apanha de espécimes da fauna silvestre. Ele assinou o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), se comprometendo a comparecer perante o juiz e deve pagar as multas estabelecidas.
As gaiolas e a armadilha foram destruídas.