Devido ao aumento dos casos de síndromes gripais nos últimos dias, as Unidades Básicas de Saúde passarão po mudanças para ampliar os locais de atendimento aos pacientes.
A coordenadora da Atenção Básica, Camila Ferreira Bacelar Donato explica o porque da alteração. “Neste momento em que houve um aumento exponencial nos casos positivos de COVID-19 na cidade, a prioridade é dar assistência aos pacientes com sintomas de síndromes gripais. Por esse motivo, estamos alterando o funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde, será algo temporário e em breve voltaremos com o funcionamento normal.”
A partir de segunda-feira (17), as Unidades Básicas de Saúde funcionarão da seguinte forma:
Consultas
– Os atendimentos de síndromes gripais serão por livre demanda.
– As demais consultas serão agendadas por horário.
– Antes de ir a unidade tente o contato por telefone ou por whats app, se houver necessidade, o agendamento de consulta será realizado.
Serão Limitadas:
– As consultas serão limitadas a esse grupo prioritário: hipertensos, diabéticos, gestantes de alto risco, crianças e pacientes com queixas agudas (diarreia, febre, etc).
Estarão suspensos:
– Grupos e atividades coletivas;
– Coletas de exames laboratoriais de rotina. Para casos em que o médico classifique como urgência e em casos de exames pré- operatórios, a coleta será realizada no laboratório da Policlínica Central.
Exame Preventivo
Os exames preventivos estarão suspensos, serão realizados apenas em casos específicos, como mulheres que estejam com sintomas ginecológicos, ou tenham histórico de HPV ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)
Acompanhantes
Com a intenção de conter a propagação da COVID-19, a presença de acompanhantes estará suspensa. Só serão permitidas e recomendadas acompanhantes para pacientes menores de 18 anos ou acima de 60 anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.