Nova praça de alimentação substituirá “trailers”, projeto Centro Vivo será retomado e projetos contemplam mobilidade e acessibilidade
Durante a sessão inaugural de retomada das reuniões ordinárias da Câmara de Vereadores de Poços de Caldas, município do Sul de Minas, o chefe do Executivo, prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), dando cumprimento a inciso VII do artigo 90 da Lei Orgânica Municipal (LOM), foi até a Casa Legislativa para apresentar quais ações, projetos e metas deverão ser desenvolvidos pela Administração Municipal ao longo de 2022.
Acompanhado por, praticamente, todo o seu 1º escalão e alguns ocupantes de cargos do 2º escalão, de forma bem didática, o prefeito destacou que uma das metas desta gestão é valorizar áreas de atuação das secretarias municipais de Esportes e de Cultura com várias ações previstas.
Cultura e Esportes terão investimentos recordes ao longo de 2022. Somente para a área da Cultura serão investidos R$6 milhões, recursos aprovados pelos vereadores durante a votação da peça orçamentária para este ano.
Azevedo, em sua rápida explanação, que não ultrapassou uma hora, foi sistemático ao destacar todas as áreas de sua Administração, iniciando sua fala pela geração de empregos e investimentos da iniciativa privada.
De acordo com ele, são 19 novas empresas no Distrito Industrial com investimentos da ordem de um bilhão de reais e previsão para geração de 200 empregos diretos. Azevedo também falou, sem entrar em detalhes, a exemplo do que aconteceu com a Docol, que estão havendo conversas com outra grande empresa para se instalar na cidade.
O prefeito também destacou a abertura de 4.178 empresas no ano passado, gerando, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 3.233 empregos, desempenho significativo se comparado com ano anterior, quando houve saldo negativo de 2.920.
“Poços Juros Zero”, que concedeu 1.010 empréstimos e possibilitou que R$ 14 milhões fossem injetados na economia, e o “Recupera Poços”, que beneficiou 18.462 famílias com o “Vale Merenda” e atendeu 3.091 famílias com o “Auxílio Emergencial Municipal”, também não foram esquecidos por Azevedo.
Na área da Educação, foram revitalizados 11 Centros de Educação Infantil (CEI) e oito escolas municipais, além da construção de duas novas creches. Até 2024, 100% das unidades de educação estarão revitalizadas, ressaltou o chefe do Executivo, acrescentando que a Administração pretende inovar na Educação, com empreendedorismo, novo mobiliário, novo sistema de ensino, inglês nas escolas para estudantes a partir dos quatro anos de idade, aulas interativas com jogos e educação para o futuro, sistema inovador e exclusivo de raciocínio lógico.
A “Cidade Luz” e ecologicamente correta é outra meta. A pretensão é alcançar “Poços 100% Led” através de investimento pelo Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e ampliação de eletropostos, bicicletas elétricas, monitoramento, cerco eletrônico e carruagens elétricas – que substituirão as atuais charretes com tração animal –, dentro do “Poços+Intiligente”, com 100% de tecnologia poços-caldense e desenvolvida em parceria com alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus Poços de Caldas.
Ainda na linha do ecologicamente correto, o “Poços Sem Papel”, com modernização da gestão pública, digitalização de documentos, aprovação digital de projetos, “E-ouve” para atender solicitações, fiscalização por drones.
O projeto audacioso da Administração Municipal também prevê mobilidade e acessibilidade, com ciclovias interligando com as zonas Sul e Leste, integrado ao transporte público, e novas calçadas na área central com a retomada do projeto “Centro Vivo”.
Um projeto que parece ser a menina dos olhos do prefeito é o da praça de alimentação na Praça “Pedro Sanches”, os conhecidos carrinhos de lanche. A implantação desse projeto foi proposto ainda na primeira gestão e agora conta, inclusive, com a aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact-PC). O projeto da praça de alimentação atrás do Palace Hotel vai retirar os tradicionais “trailers” que darão lugar a “quiosques” de alvenaria, o que, segundo o prefeito, tirará o aspecto ruim de “uma favela no Centro de Poços de Caldas” e terá o local totalmente revitalizado.
Dentre outros projetos apresentados por Azevedo, as comemorações ao longo do ano pelos 150 anos de Poços de Caldas e a comenda “D. Pedro II”, o programa de asfaltamento considerado como o maior da história da cidade, substituição das redes de água e esgoto com modernização das elevatórias e controle de perdas, revitalização do Cemitério da Saudade com o mesmo cuidado e atenção que serão dados as praças da cidade, 634 unidades habitacionais e 72 terrenos entregues com previsão de entregar mais mil unidades até 2024.
Na área da Saúde, entre outras ações, o prefeito destacou a vacinação contra a Covid-19, o aumento no número de vagas para o curso de Medicina na PUC e anunciou a realização de 1.800 cirurgias eletivas, possibilitada com a devolução, no ano passado, de parte do orçamento do Legislativo Municipal.