A Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, promoveu diversas reuniões criando um sistema de segurança que vai contar com o apoio de diversos órgãos para garantir o conforto e tranquilidade dos foliões na cidade. Entre eles, estão as Secretrias de Turismo, Cultura, Comunicação, Defesa Social, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Serviços Públicos, Conselho Tutelar e o SAMU.
A atuação dos profissionais inclui ações preventivas e educativas em relação a eventos realizados nas ruas, o monitoramento pelas câmeras do COP, coibir os ambulantes irregulares, tudo para garantir uma melhor fluidez da festa e do trânsito.
O prefeito, Sérgio Azevedo (PSDB), recebeu a Polícia Militar no gabinete, repassando a questão da segurança na cidade. “Priorizamos um carnaval seguro, estamos com uma expectativa muito boa para recebermos muitos foliões em Poços. Nosso carnaval é para todos e para a família. Teremos segurança em todos os pontos da cidade.”
A Polícia Militar vai reforçar o policiamento, com maior efetivo. O Capitão, André Raicoski vai ser o responsável pelo planejamento e coordenação das equipes nos dias de folia. Juntamente com o Comandante do 29º Batalhão da PM, Tenente Coronel Afrânio Tadeu Garcia e o Tenente Rodrigues, do Tático Móvel, reforçaram que todo o efetivo estará à disposição.
“Criaremos pontos estratégicos para nosso grupamento atuar ativamente para garantir a tranquilidade dos visitantes durante a festa, com patrulhamento em viaturas, policiamento ostensivo, visando dar segurança aos foliões e manter a ordem pública. O foco será inibir o furto e roubo de celulares, veículos e residências. A orientação para os cidadãos é que sejam cuidadosos com seus pertences, principalmente em locais com grande concentração de pessoas. O policiamento será empregado especialmente em locais de grande concentração de foliões, desfiles de escolas de samba, blocos populares e rondas em áreas externas,” explicou.
*Informações Prefeitura Municipal.