A Prefeitura Municipal de Poços de caldas, no Sul de Minas, alertou, através da Secretaria Municipal de Saúde, para o aumento dos casos de Dengue e Chikungunya na cidade.
A Dengue e a Chikungunya são doenças sazonais, com tendência de maior concentração de casos entre os meses de janeiro e maio, em todo o estado, devido à maior incidência de chuvas. As doenças são transmitidas pelo Aedes Aegypti e, embora tenham sintomas parecidos, apresentam algumas características que podem ajudar a diferenciá-las.
Dengue
A Dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, geralmente com evolução benigna, mas que pode evoluir para formas graves. As infecções por dengue podem ser assintomáticas ou apresentar os seguintes sintomas: febre, dores de cabeça e musculares, dor nas articulações e atrás dos olhos. Também podem estar presentes vômitos, diarreia e erupções cutâneas vermelhas pelo corpo.
Chikungunya
A chikungunya possui fase aguda com duração de cinco a 14 dias, uma fase pós-aguda que pode durar até três meses e pode se tornar crônica se os sintomas persistirem após esse período. Também pode apresentar dor forte nas articulações e músculos, dor de cabeça intensa e fadiga.
A recomendação é que caso a pessoa apresente algum desses sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde para avaliação.
Mesmo tendo maior incidência durante o início do ano, ações de prevenção são realizadas ao longo de todo o ano para combate do mosquito Aedes Aegypti pelos Agentes de Edemias do município, como realização de Força-Tarefa, campanhas educativas por meio das redes sociais e mobilização da população sobre os cuidados para evitar os focos do Aedes Aegypti.
A Aecretaria de Saúde solicita para a população que sempre façam a inspeção na residência, com a remoção de focos com água parada, é algo que não toma muito tempo e deve ser feita rotineiramente. Como exemplo, os vasos de plantas, pneus usados como possíveis criadouros do Aedes e outros objetos e recipientes em geral que possam acumular água.
Casos no município 2022
O município de Poços, registrou ao longo do ano de 2022, 236 casos notificados de dengue e apenas 12 casos confirmados.
Já de chikungunya, foram 14 casos notificados e 03 casos confirmados.
*Com informações da Prefeitura Municipal.