A Prefeitura de Poços de Caldas, em conjunto com a Secretaria de Saúde e o o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), está lançando o projeto “Promoção a saúde aos trabalhadores em tempo de pandemia”.
O programa busca inovar na região de abrangência do CEREST no sul de Minas, o trabalho com a saúde do trabalhador neste tempo de pandemia, buscando promover a saúde, em três dimensões, e com isso trazer significativa contribuição para a população e para os equipamentos de saúde.
O projeto será dividido em 03 opções de atendimento.
01 – Suporte aos trabalhadores no momento pós COVID-19;
02 – Suporte a saúde dos profissionais de saúde;
03 – Promoção da saúde mental a trabalhadores em condição de desemprego provocado pela pandemia;
O psicólogo do CEREST, Cristiano de Jesus Andrade fala sobre a importância do projeto. “De um ponto de vista geral, vamos realizar o cumprimento de nosso papel como promotor de saúde ao trabalhador, bem como ofertar a esse trabalhador um lugar onde possa se sentir acolhido bio, psico e socialmente, uma vez que entendemos que não é possível ofertar ao outro um bom serviço, sem também receber esse cuidado.”
O Cerest é um serviço do SUS direcionado ao atendimento dos trabalhadores com suspeita ou portadores de doença ocupacionais e acidentados no trabalho, além de investigar a relação entre doença e o trabalho, diagnostica, trata, e realiza os encaminhamentos necessários.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi destaca o papel do CEREST na rede de atenção a saúde. “Nós queremos dar ênfase na saúde do trabalhador em Poços de Caldas, fazendo com que as particularidades do adoecimento dos trabalhadores estejam inseridas dentro da rede de saúde do município como um todo seguindo a filosofia do SUS. Vale desde a prevenção aos acidentes de trabalho, por exemplo, bem como sua avaliação e tratamento especializado, assim como, sua recuperação. Queremos oferecer ao trabalhador tudo que nosso amplo sistema de saúde tem para sua utilização.”
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações os interessados podem se dirigir até a sede do CEREST, na Rua Araguaia, nº 259, Jardim dos Estados ou ligar nos telefones 3697-2397 ou 3697-2064.