A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, trabalha intensamente para a limpeza e desobstrução das caixas coletoras, mais conhecidas como bocas de lobo, em diversos bairros da cidade devido as chuvas intensas.
No trabalho, se faz a desobstrução das bocas de lobo que fica repleta de folhas, galhos e restos de materiais de construção. Esse serviço colabora para que a água da chuva siga seu curso natural nas galerias de águas pluviais, garantindo o escoamento, e que materiais sólidos, retidos durante as chuvas, ou enxurradas não obstruam a drenagem das águas.
Segundo o secretário de Obras, José Benedito Damião, em períodos de chuva, a presença de resíduos e outros materiais nas bocas de lobo, ramais e galerias, contribuem para alagamentos. “A limpeza e desobstrução dessa estrutura são de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, pois evitam inundações, que, além de causar transtornos, prejudicam também a saúde pública”, diz.
O secretário ressalta que, para evitar enchentes, a colaboração da população é essencial. Como a população pode colaborar:
-Não jogar lixo em vias públicas, como: bituca de cigarro, papel de bala e papéis
-Descartar corretamente o lixo e entulho, em lixeiras ou contratando serviço de caçamba
– Procurar aproveitar melhor os resíduos de madeira (podem virar móveis suportes) e, se necessário, descartar corretament
– Não deixar podas de árvores nas ruas por muito tempo.