Foi finalizada na última sexta-feira, 28, a primeira fase da obra para construção doHospital do Câncer – CETAS (Centro de Atendimento Avançado de Saúde – Oncologia e Nefrologia).
Esta primeira fase foi executada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Obras que realizou os trabalhos de galerias de águas pluviais e novas interligações de tubulações de esgoto.
A etapa da terraplanagem do terreno, de onde foi retirada toda terra até o subsolo também já foi concluída. A previsão para início da construção do prédio é para o mês de janeiro de 2023.
Agora, na segunda fase será realizada a licitação para construção das cortinas de concreto que vão no entorno do terreno e a construção do prédio hospital.
A construção do CETAS é uma demanda antiga e será muito benéfica para toda a população, uma vez que proporcionará o atendimento oncológico adequado aqui na cidade.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi ressaltou como o CETAS será um ganho para toda a população. “Felizmente a primeira fase que era de competência da secretaria de Obras da prefeitura foi concluída, também com auxílio de algumas empreiteiras que participaram do processo. O dinheiro de Brasília chegou e a prefeitura está disponibilizando mais um recurso expressivo para que a construção do prédio possa ser realizada. O edital deve ser lançado em poucos dias e aí teremos o início da construção propriamente dita, que deverá seguir até a conclusão da obra. Este será um grande benefício para a população de Poços e região. É preciso salientar também que a cidade já possuí além da estrutura hospitalar da Santa Casa e profissionais capacitados nos diversos setores da oncologia para proporcionar um atendimento qualificado para os pacientes e necessitados.”
O superintendente da Santa Casa, Marcos Carvalho Dias destacou o trabalho realizado pela prefeitura e o próxima fase da obra. “Estamos felizes com o andamento das obras do CETAS, a Prefeitura têm cumprido todos os prazos e estamos vendo a construção tomar forma. A terraplanagem já foi concluída e agora estamos aguardando a finalização do projeto executivo para que a obra seja licitada por completa.”
A Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Obras segue responsável pelo acompanhamento da obra, fiscalização e aplicação de recursos.
‘Emenda fake’
Em maio deste ano, a reportagem do Alô Poços, denunciou a ‘Emenda Fake’ para a Construção do Hospital do Câncer em Poços. O anúncio, havia sido feito com pompa e circunstância em 30 de março baseado em uma simples promessa, pela 3ª vez. Segundo a assessoria, houve um ‘compromisso’ do senador com o prefeito Sérgio Azevedo e sua equipe em destinar R$ 10 milhões para a construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas. Contudo, a emenda não foi apresentada formalmente e aguarda abertura de prazo para que a mesma seja apresentada e incluída no sistema, informando que isso ocorrerá somente em julho, recesso do Congresso e véspera da campanha.
Explicação às promessas
Na época em que aconteciam as denúncias, a equipe do Alô Poços fez contato com a assessoria do senador Alexandre Silveira em Brasília, que nos enviou uma nota “explicando” o ocorrido. Segundo a assessoria, “houve um ‘compromisso’ do senador com o prefeito Sérgio Azevedo e sua equipe em destinar R$ 10 milhões para a construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas. Contudo, a emenda não foi apresentada formalmente e aguarda abertura de prazo para que a mesma seja apresentada e incluída no sistema, informando que isso ocorrerá somente em julho”.