Nesta quinta-feira (20), o Alô Poços publicou a matéria “Prefeitura explica a situação do “Vale Merenda” e nega o não pagamento das parcelas do auxílio em Poços de Caldas, MG. Entenda,” onde abordamos denúncias apresentadas pelo vereador Kleber Silva (Novo), sobre o não pagamento das parcelas do “Vale Merenda,” pago no ano passado aos alunos da rede pública de ensino da cidade. A Prefeitura negou o não pagamento e explicou a situação. Depois, voltou atrás e, mais uma vez, coloca em dúvida a credibilidade das informações repassadas pela Prefeitura Municipal. O número de famílias não atendidas pode ser bem maior.
Passava das 19h40 de ontem (20), quando a Secretária Municipal Adjunta de Educação, Débora Brianezzi, que mais cedo havia informado que nenhum aluno ficou sem receber o auxílio do vale merenda, entrou em contato com o Alô Poços para informar que:
“Temos 18 famílias que, por erro na hora de enviar o CPF para a unidade escolar ou que perderam o cartão e bloquearam, ainda não receberam o valor de R$ 140,00. Os cheques já estão sendo providenciados”.
O Alô Poços entrou em contato com duas famílias que tinham direito ao benefício e não receberam. Ambas afirmam que não receberam nenhum centavo do programa e ainda apresentaram áudios e imagem enviadas pela secretária adjunta às famílias que desmentem a informação repassada anteriormente, inclusive que o erro foi na informação do CPF pelos beneficiários, admitindo que a confusão se deu nas unidades escolares, que teriam enviado os números invertidos.
Maria Inês Bescaino, moradora do bairro Jardim Philadelphia, em Poços de Caldas, MG, e que a filha estuda na Escola Municipal José Rafael Santos Neto, explicou o que aconteceu no seu caso. “Cobrei várias vezes da diretora da escola e também da secretária adjunta Débora. A diretora falou várias vezes que alguns cartões não tinham chegado, alegando erro da própria escola no repasse das informações. Eu não recebi nada e acho uma tremenda injustiça o que aconteceu,” desabafa.
Ontem (20), Maria Inês recebeu um áudio da secretária adjunta de educação, informando que ela receberia o recurso e estava entre as 18 famílias que ainda não receberam o benefício.
Ouça o áudio enviado à moradora pela secretária adjunta de educação:
Print com a lista das 18 famílias que não teriam recebido o benefício:
O caso de Dayana Oliveira Luiz, moradora do Bairro Dom Bosco e que o filho V.O.S de 11 anos, estuda na Escola Municipal Irmão José Gregório, não é muito diferente.
“Fiz o cadastramento no primeiro dia que foram abertas as inscrições,quando liberaram a primeira remessa de cartões, fui na escola(Irmão José Gregório) buscar o cartão do meu filho,mas fui informada de que não estava lá. De lá pra cá cansei de correr atrás,tanto na escola quanto na Secretaria de Educação. Sempre converso com Aline na Secretaria de Educação e sou informada que é por conta do CPF,” explicou.
O que é o Vale Merenda ?
O Vale Merenda é uma das ações do Programa “Recupera Poços”, iniciativa que reúne uma série de medidas emergenciais de recuperação econômica, visando incrementar a economia local e auxiliar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia da Covid-19.
O Vale é um projeto que beneficiou mais de 17 mil alunos, com um valor de R$ 140 reais, alguns foram divididos em duas parcelas, uma em agosto e outra em setembro, outros receberam a parcela total em setembro, e alguns que faltaram receberam em dezembro, todos no ano de 2021.