Aconteceu nesta semana o primeiro ciclo de formação do Projeto Saúde em Rede da Secretaria de Estado de Saúde, que consiste em fortalecer a comunicação entre a rede de Atenção Básica a rede de Atenção Especializada e também promover a mudança no processo de trabalho das equipes.
A apoiadora da Atenção Básica, Tatiana C. Bastos Ferreira falou sobre a importância do projeto para a rede de saúde. “O projeto Saúde em Rede veio para aprimorar o processo de trabalho da equipe, trazendo como resultado respostas efetivas para diversas demandas dos usuários.”
Poços foi contemplada com a segunda onda do projeto, a Primeira Onda teve início em Maio de 2021, atingindo 19 Microrregiões e 142 Municípios, e agora avança para a Segunda Onda de Expansão, que contemplará mais 29 Microrregiões e 287 Municípios.
O objetivo do projeto é expandir para toda a Rede de Atenção Básica e Especializada do município.
Os resultados esperados do projeto consistem em consultas especializadas mais resolutivas e com menos fila para atendimento; maior satisfação do usuário da Atenção Primária; menor número de internações hospitalares; utilização mais eficiente dos recursos empregados na saúde e Rede de Atenção estruturada para atendimento da população no modelo de atenção às condições crônicas.
O Hospital da Zona Leste também será utilizado como equipe laboratório e deve receber seu primeiro treinamento nos próximos dias.
*Com informações da Prefeitura de Poços de Caldas