A equipe do Alô Poços procurou nesta quinta-feira (06) a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas e também conversou com a médica infectologista Dra. Lívia Teixeira Vitale, sobre a possibilidade da presença da variante Ômicron na cidade.
Com mais quinhentos casos confirmados de covid-19 somente esta semana e um surto de infecções também entre os servidores da Saúde, fomos entender como está o monitoramento dos novos infectados na cidade. Entenda como está a situação do município.
Alô – Qual a opinião da senhora sobre esse surto de Covid em Poços de Caldas nesta primeira semana do ano? Há possibilidade de ser a variante Ômicron?
Dra. Lívia – Oficialmente não temos a confirmação da variante Ômicron por as amostras que são coletadas e enviadas para a FUNED em Belo Horizonte e, como eles estão processando exames do estado inteiro, acaba sendo mais demorado mesmo, mas como estamos vendo esse numero expressivo de pessoas positivas, nesse curto espaço de tempo, eu acredito que sim, que seja a presença da variante Ômicron na cidade.
Sobre o H3N2, que é a influencia da gripe junto ao covid-19, também é questão de tempo, as pessoas foram expostas, muitas comemorações de final de ano, aglomerações e o fato das pessoas terem parado de usar mascara. Também é questão de tempo para identificarmos casos da Influenza.
Alô – Como avalia o procedimento da Secretaria Municipal de Saúde?
Dra. Lívia – A Secretaria de Saúde está correta. Agora é testar as pessoas com sintomas que foram expostas ao vírus, isolar o máximo de pessoas, para tentar conter a progressão do vírus, e divulgar esses dados, para que as pessoas tenham ciência do risco que estamos vivendo.
Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde enviou a seguinte nota, explicando que até o momento não há confirmação de casos da variante Ômicron e nem de dupla infecção por covid e Influenza na cidade, confira:
“Até o presente momento a Fundação Ezequiel Dias não notificou o município em relação à presença da nova variante Ômicron na cidade. Independente da presença da variante a assistência continua de forma igualitária a toda a população. As coletas são feitas através do exame RT- PCR e os resultados saem no mesmo dia e são publicados no Boletim Epidemiológico, divulgado diariamente no final da tarde.
Até o momento também não identificamos nenhuma confirmação de infecção por covid e gripe. A Secretaria de Saúde faz o acompanhamento das pessoas que testaram positivo através da Vigilância Epidemiológica, por meio deste monitoramento são realizadas essas perguntas (onde a pessoa esteve para tentar identificar de onde veio o surto) ”.