Elegante, fácil de combinar e deliciosa. São muitos adjetivos que fazem deste preparo um sucesso de público, pode apostar. Não tem roquefort? Tudo bem, pode usar outro queijo, mas a cebola é essencial.
Para a massa
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ xícara (chá) de água gelada
- ½ colher (chá) de sal
- farinha de trigo para abrir a massa
MODO DE PREPARO
- Separe uma fôrma de quiche de 20 cm de diâmetro, de preferência antiaderente. Caso contrário, unte a fôrma com manteiga e polvilhe com farinha.
- Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Numa tigela, coloque a farinha, misture bem o sal e abra um buraco no centro. Junte o óleo e os cubinhos de manteiga. Com as mãos, vá misturando até obter uma farofa grossa. Para que a massa fique bem crocante, o truque é não misturar muito.
- Assim que a farinha ficar com o aspecto de farofa, comece a juntar a água gelada. Vá amassando e juntando a água, até conseguir formar uma bola. Embrulhe a bola de massa em filme, ou coloque num saco plástico, e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare a cebola do recheio.
- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Retire a massa da geladeira e do filme. Sobre uma superfície lisa, trabalhe um pouco a massa, apenas para que ela aqueça com o calor das mãos. Enfarinhe a superfície e abra a massa com o auxílio de um rolo. Ela deve ficar maior que a fôrma, pois deve cobrir o fundo e as laterais. Para transferir a massa da superfície para a fôrma, enrole-a no rolo e desenrole sobre a fôrma. Com as mãos, modele a massa na fôrma, retirando as sobras.
- Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Com um garfo de sobremesa, fure o fundo da torta. Leve novamente ao forno e deixe assar por mais 10 minutos, até que fique ligeiramente dourada.
Para o recheio
INGREDIENTES
- 3 cebolas
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de vinho do Porto (opcional)
- ½ xícara (chá) de queijo roquefort em pedaços
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Descasque e corte as cebolas em metades. Corte cada metade em fatias finas. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e regue com o óleo.
- Junte as cebolas, tempere com sal e vá mexendo com uma colher de pau, ou chacoalhando a frigideira num vaivém, até que fiquem douradas. Reserve.
- Numa tigela, junte os ovos, o leite, o creme de leite e o vinho do Porto. Misture bem com um batedor de arame ou com um garfo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve.
- No fundo da massa pré-assada, espalhe as cebolas douradas. Sobre elas, polvilhe o queijo ralado, ou amassado, como é o caso do roquefort. Regue a massa com o creme de ovos. Com cuidado para não derramar o recheio, leve a fôrma ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até que a quiche fique dourada.
TIPOS DE QUEIJOS
Além do roquefort, também combinam com a receita os queijos emmenthal, gruyère e parmesão.
PODE CONGELAR
Depois de assada, deixe a quiche esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a quiche não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a quiche para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A quiche tem validade de 3 meses congelada.