Um recém-nascido com cerca de quarto dias de vida foi encontrado abandonado no banheiro feminino no Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (24).
De acordo com a Polícia Militar, um paciente que estava no local encontrou o menino enrolado em roupas femininas próximo ao vaso sanitário. Ele chamou o segurança do local, e a Polícia Militar foi acionada.
A criança foi socorrida para a maternidade dentro da própria Santa Casa. O bebê ainda estava com parte do cordão umbilical e, pelas características, ele tinha entre 3 e 4 dias, 46 centímetros e 2,8 kg. O menino estava hidratado e bem alimentado, com boas condições de saúde.
Câmeras de vigilância da Santa Casa registraram o abandono, que durou pouco mais de vinte minutos.
“Nas imagens que analisamos é notada a presença de uma mulher, que usava um gorro, máscara e que carregava o que parece ser uma criança enrolada em uma manta. Ela entra no banheiro masculino, após pouco mais de 20 minutos, sai com a manta em uma sacola e desaparece do hospital”, descreve o delegado Diego Lopes
Ainda conforme o delegado, a criança aparenta ter nascido fora do ambiente hospitalar e está em observação.
“O que parece é que a mulher deu à luz a criança fora do hospital e premeditou o abandono. Pode ser que o local tenha sido escolhido por ela saber que o bebê seria encontrado e cuidado por médicos. O recém- nascido está bem, é uma criança forte e bem nutrida”, esclareceu o delegado.
De acordo com a polícia, a suspeita poderá responder pelo crime de abandono de incapaz. Já a criança terá seu destino definido pela justiça. O caso ainda é investigado.
*Fonte: O Tempo