Conheça a Segunda Sem Carne, a campanha que visa ser vegano por um dia na semana. Saiba quais celebridades aderiram ao movimento e como você pode participar!
Algumas pessoas se perguntam de que maneira não comer carne uma vez por semana pode ajudar o meio ambiente e a resposta nós vamos encontrar neste conteúdo!
Mas já adiantamos que além dos benefícios para a nossa própria saúde, aderir ao movimento também tem impactos significativos e muito positivos na natureza.
O que é a Segunda Sem Carne
Segunda sem carne é uma campanha de conscientização quanto aos impactos do consumo de produtos de origem animal. Ela traz a proposta de viver a segunda-feira sem carne, ovos, leites e derivados. Ou seja, de forma vegana.
O projeto que visa um dia sem carne já está presente em mais de 40 países e têm impactos significativos no meio ambiente, na vida das pessoas e animais.
Ela chegou ao Brasil em 2009 e teve apoio de entidades importantes e estratégicas para o sucesso da campanha no Brasil: o Ministério da Saúde e o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Ao redor do mundo, o movimento conta com o apoio do governo, personalidades e empresas diversas.
Confira algumas personalidades que apoiam a Segunda Sem Carne
- Paul McCartney
- Moby
- Alicia Silverstone
- Xuxa
- Chris Martin
- Ellen Jabour
- Luisa Mell
- Cleo Pires
- Nile Rodgers
- Woody Harrelson
- Bella Gil
Como surgiu
A segunda sem carne surgiu nos Estado Unidos em 2003, quando Sid Lerner decidiu reviver a campanha Meatless Monday que visava diminuir o consumo de carne das famílias americanas para auxiliar na guerra.
Mas dessa vez o objetivo era outro: prevenir doenças causadas pelo excesso de carne.
A campanha também é conhecida fora do Brasil como Meat Free Monday.
No nosso país, a Segunda Sem Carne foi lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2009. O sucesso foi tanto que o Brasil é um dos países que mais aderiu ao movimento!
Inclusive, um dos maiores feitos da campanha aqui foi quando escolas municipais em São Paulo adotaram um cardápio vegetariano em 2011.
São 436 mil kg de carne não consumidas durante um ano escolar.
Como funciona
A ideia é tão simples quanto propõe o nome do movimento: substituir a carne por comidas veganas com um bom valor nutricional.
Não se trata de comer apenas salada, pelo contrário. O movimento pode ser um dia para inovar na alimentação vegana e descobrir que dá para fazer muitas receitas deliciosas sem carne.
O resultado com certeza vai te surpreender!
E se você está com medo de não saber receitas boas o suficiente para iniciar o seu dia vegetariano da melhor maneira possível, você pode se registrar no site oficial do movimento e receber ideias de receitas.
Você também pode encontrar diversas receitas veganas e vegetarianas no blog do Portal Vegano!
Impacto da Segunda Sem Carne
Os impactos positivos de vivenciar um dia dentro do vegetarianismo são enormes! A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estimou que a cada 24 g de ovos, 311 g de carnes e 430 mL de leite ou derivados não consumidos, evita-se:
– 14 kg de CO2 emitidos na atmosfera
– 100 km rodados em um carro comum
– desperdício de 3.400 litros de água (equivale a 26 banhos de 15 minutos)
Vale lembrar que no Brasil, cerca de 10 mil animais morrem a cada minuto
Em apenas um segundo são abatidos 1 boi, 1 porco e 190 frangos
O tempo de abate de cada animal também é bastante curto, sendo de apenas 5 anos para vacas leiteiras, 6 meses para porcos e 40 dias para as galinhas.
Por que aderir ao movimento e seus benefícios
Mas o consumo vegano também faz bem para você! Uma alimentação à base de vegetais auxilia na prevenção de doenças crônicas e degenerativas, diminui os riscos de diabetes, auxilia no controle do peso e no condicionamento físico, diminui os riscos de infarto, reduz os riscos de alguns tipos de câncer etc.
Além disso, evita-se o consumo de produtos que são frutos de trabalho escravo!
A pecuária, por exemplo, é a atividade comercial brasileira que mais emprega mão de obra escrava, segundo o Ministério do Trabalho.
Esse é o setor que mais utiliza água no Brasil (70% do valor total). Onde metade dele é desperdiçado.
A agropecuária também é a maior responsável pela poluição das águas, destruição das florestas e solo pelo mundo inteiro! (Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO)
Não podemos deixar de mencionar que as emissões de gás metano gerado pelos animais criados para o consumo é uma das grandes causas da intensificação do efeito estufa.
E que 1 hectare de terra que produz 185kg de carne bovina, poderia produzir 22.500kg de batata, alimentando uma quantidade muito maior de pessoas. (FAO)
Confira os principais benefícios
Reduzir o sofrimento animal
Esse é o benefício mais óbvio. Mas você vai perceber, aos poucos, o quanto a sua participação e a redução gradativa do consumo de carne podem te fazer sentir mais leve.
A sensação de poder ajudar a causa animal é muito gratificante!
Beneficiar o meio ambiente
Como vimos, não são apenas os animais que se beneficiam quando reduzimos a quantidade de carne da nossa dieta.
Milhões de litros de água são economizados e menos gases do efeito estufa são liberados.
Incentivar outras pessoas a aderir
A partir do momento que você adere ao movimento, está incentivando outras pessoas a fazer o mesmo.
Procure apresentar a ideia do movimento para pessoas que você gosta, para que eles também possam conhecer e se beneficiar da campanha!
Dar uma mãozinha para quem quer aderir ao veganismo ou vegetarianismo
Muitas pessoas que participam do movimento já possuem a intenção de virar vegano ou vegetariano.
E como a ideia da campanha é começar aos poucos, ela pode ser uma ótima forma de iniciar a transição.
Melhorar a sua saúde
A redução do consumo de carne tem impactos positivos na saúde!
Essa escolha diminui o risco de doenças cardiovasculares, já que há menor ingestão de gorduras saturadas.
Exemplos de como se alimentar no dia sem carne
Quando se ainda consome carne e derivados, pode parecer complicado passar um dia comendo apenas plantas (plant based). Entendemos! Por isso é preciso conhecer a vastidão de produtos veganos que você pode consumir.
A ideia da campanha não é viver a segunda-feira à base de saladas. Mas de forma consciente e, acima de tudo, balanceada.
Que tal saber como montar um prato vegano?
Seu prato deve ser constituído de
- ¼ cereais, tubérculos e/ou raízes
- ¼ leguminosas
- ½ legumes e verduras
Alguns exemplos de alimentos
- Cereais: milho, aveia, quinoa, pão, arroz, macarrão, centeio, trigo, granola
- Tubérculos ou raízes: batatas, mandioca, inhame, mandioquinha,
- Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, tremoço, amendoim, alfarroba
- Legumes: tomate, pepino, chuchu, cebola, cenoura, lentilha, nabo, palmito, pepino, rabanete
- Verduras: rúcula, couve-flor, agrião, alface, brócolis, alho-poró, chicória, coentro, couve, espinafre, repolho, alcachofra e muito mais!
É comum se preocupar em estar consumindo proteínas o suficiente, mas relaxe! O veganismo nos proporciona diversos alimentos ricos em proteínas.
Alimentos veganos ricos em proteína
Tofu, soja, feijão, quinoa, folhas verdes, ervilhas, brócolis, cogumelos, abacate, chia, nozes, lentilha, tempeh, trigo, grão de bico…
Curiosidade: você sabia que existem cerca de 300 mil plantas comestíveis no mundo? No entanto, consumimos apenas 200 delas, cerca de 0,06%! (BBC 2015)
Que tal começar trocando a carne por hambúrgueres de proteína de soja, ou de grão de bico? Na internet você encontra diversas receitas de carnes vegetais ou veganas deliciosas, baratas e saudáveis.
No Portal Vegano você também pode adquirir através da aba Alimentos Carnes Vegetais. Lá você irá encontrar bifes, hambúrgueres, salsichas e almôndegas para complementar seu prato e te ajudar nessa jornada pela Segunda Sem Carne. Aproveite!