A Câmara Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, aprovou por 13 votos, na reunião dessa semana (07), a Moção de apelo Nª 9/2023, de autoria do vereador Silvio Assis (Veio) (MDB), ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), para implantação de lixeiras coloridas indicativas de lixo reciclável em todas as unidades escolares e CEIs Infantis da Rede Municipal de Ensino da cidade.
Na justificativa do projeto, o vereador destaca ter sido procurado pela comunidade escolar. “No entanto, tenho sido procurado por vários professores de escolas municipais que gostariam muito de trabalhar esta conscientização, desde os alunos mais novos nas CEIs quanto nas escolas de ensino fundamental e Médio, mas se deparam com a falta de lixeiras coloridas indicativas para separação do lixo reciclável,” explicou.
Na ocasião, o vereador lamentou a ausência de uma lixeira solicitada para que uma unidade escolar específica, da qual não foi citada, que precisava do equipamento para a atividade prática das crianças, após a conscientização proposta nos livros didáticos, e não foi atendida pelas Secretarias de Serviços Públicos e de Obras, mesmo com a solicitação com semanas de antecedência.
O vereador explicou que “Conversei com o secretario adjunto da Secretaria de Serviços Públicos, que ficou de levar para a Escola uma lixeira de recicláveis, mesmo sendo usada. Em seguida, disse que a Secretaria de Obras levaria a lixeira e, em cima da hora, fui avisado um dia antes do previsto pelo secretário adjunto de Serviços Públicos que não teria como. Entendo perfeitamente, caso realmente não tinha como arrumar,por isso o motivo da Moção, para que nossas escolas e Ceis municipais possam ser contempladas, é o que posso fazer como vereador e representante da população, pois não tenho o poder da caneta”, ressaltou Sílvio Assis.
A ausência de lixeiras de lixo reciclável não acontece somente nas unidades escolares, onde deveriam servir de exemplo. A começar pela coleta seletiva, que não funciona na cidade. Nas ruas e praças de Poços de Caldas raramente se encontra uma lixeira de descartáveis.